domingo, setembro 02, 2007

A minha nova paixão

A história é curta: a mafarrica da Diabba (a esta altura do campeonato, quem não souber que eu adoro pleonasmos, é porque está a ler-me pela primeira vez) tentou impingir-me uma bichana. Eu ainda tentei a clássica do “sabes, o contrato de arrendamento do meu apartamento tem uma cláusula que não me permite ter animais” (ainda que nunca tenha informado o senhorio que tenho kefir em casa, mas isso é uma colónia de bactérias que até faz bem…); acrescentei a do “eh pá, vou ver o que diz o senhorio”, enquanto acreditava piamente que o mesmo me iria mandar passear. Quando finalmente consigo falar com o senhor, ele diz-me que sim, uma vez que eu nunca falhei, sou de confiança, nunca dei problemas… ou seja, ou o desgraçado teve inquilinos cadastrados antes de mim, ou anda muito enganado a meu respeito.

Concluindo: não tinha como escapar.

Ainda por cima (e só depois é que percebi) é gata de marca: Bosques da Noruega; e por cima do ainda, à borla; e a cereja no topo do bolo: é linda todos os dias! Tem um pêlo macio como nunca vi, um focinho todo putchi-pu-pu, e umas patinhas branquinhas tipo meia pé-de-gesso (mas a ela fica bem, ok?)

Sexta à noite lá fiz a lista com os possíveis nomes. Aqui devo fazer um parêntesis: não é fácil escolher um nome para um animalzinho de estimação. É que pode traumatizá-lo para o resto da vida. Eu sei do que falo…

Bom, possíveis nomes: Rebeca, Carlota Joaquina, Gurosan, Constança, Rita, Sostra Pigras Calaceira. A família ainda sugeriu nomes chiques, tipo Chanel, Gucci ou Dior, mas eu não fui na cantiga…

Ora, como a gata é de raça fina, e pertence à ninhada T, seria desejável encontrar-lhe um nome que começasse com essa letra… vai daí, tungas! Maria Albertina e não se fala mais no assunto! Quando a Diabba me perguntou qual foi a parte do “mas deve começar por T” que eu não tinha percebido, levou com um “Hello!!!! Chama-se Tininha!!!!!” carregadinho de pronúncia!


Diga-se de passagem que só mesmo a Maria Albertina é que me faz ir ao Continente ao Sábado de manhã, para comprar os apetrechos todos que ela necessita… e mais as paneleirices que meti no carrinho, como a escovinha, o brinquedinho, etc e tal.

No meio de um daqueles momentos em que quase que parecia que estava na Prenatal (sim, após isto, só me falta ter um crianço), corta-se a magia mal ouço uma senhora avantajada (estou a ser simpática) a gritar para o filho “Anda cá! Anda cá que vais apanhar!” Hum… eu não teria ido, sabendo ao que estava a ir, mais valia esconder-me e esperar que a mãezinha/senhora muito avantajada se acalmasse e mudasse de ideias…


Isto de publicar fotos na net é perigoso, bem sei. Acho que já estou a arriscar um pouco ao revelar o verdadeiro nome da princesa. Vai daí, fica esta foto; peço desculpa por estar a tapar-lhe os olhos, mas é assim que fazem nos jornais para esconder a identidade…

E como eu gosto de gatos independentes… anda, Tininha, vou mostrar-te onde guardo a lata com a tua comida; de seguida, irás aprender a mudar a areia do caixotinho; e não venhas com histórias de “ah! e tal, não consigo, porque não tenho oponibilidade do polegar”, que isso só é preciso para escrever. E, para dar autógrafos, basto eu, ok?

Já agora, como vais ficar lá por casa sem pagar renda, já te entretinhas a adiantar o meu jantar quando eu chegar tarde, não? E davas um jeitinho à casa para passares o tempo? Ou vais dar uma de brasonada?

Obrigada, Diabba!!! (ainda que por vezes pense seriamente em bater-te… por causa de ter de manter as janelas quase fechadas com este calor… limpar o caixote… imaginar a quantidade de pêlo que a tipinha vai espalhar por todo o lado… dividir o sofá… Aie!)

E continuo com uma constipação/gripe/febre/não-sei-muito-bem-o-quê-mas-também-não-tomo-nada… que não me deixa aproveitar o tempo excelente para ir apanhar Sol… raios! Mais um bocadinho e cai-me o nariz…

67 comentários:

Anónimo disse...

Amorzinha!!
As mulheres giras como nós não podem viver sozinhas, é um desperdicio, eu por exemplo vivo com o Gaspar e o Bimbo, dois gatos puros rafeiros!! E se keres saber mais sobre eles procura o meu post "será possivel amar um filho da puta". Digamos ke para alem de giras somos independentes e nada melhor que um gato! Não dão muito trabalho, quanto ao pelo, os meus comem uma ração toda catita mais cara do que a minha comida que é para gatos castrados e diz que é optima para o pelo,IMAGINA SE NAO FOSSE!! Para alem de serem texugos, largam pelo de caraças, tive de leva-los ao centro de estetica para tosquiar, deixei la 50€! No dia a seguir fui á loja dos chineses e comprei uma maquina de cortar cabelo e agora sou eu que lhes faço o corte de cabelo,neste caso pêlo, da moda!
Realmente é ter de mudar a caixa tantas vezes e o problema é que o bimbo quando caga, caga mesmo merda!! Não é cócó, porque o cócó não cheira tão mal...
Quanto ás janelas, os gatos são extremamente inteligentes, ela nunca se iria atirar, o melhor é deixares as janelas abertas para a miuda se habituar, eles adoram ver a rua! E não te preocupes porque se ela se atirar, cai sempre de pé!! (ainda bem que vivo num segundo andar).

Actriz Principal disse...

TEXUGA
Querida! Eu bem sabia que não estava a ir ao engano quando disse que és a minha cara metade! É que tu compreendes-me na perfeição!
Fartei-me de rir com o teu comentário. Ainda esta tarde comentava com a Teresa (também ela apaixonada por gatos) que merdinha de gato cheira mal como eu sei lá. É um pivete brutal.
Já percebi que terei de lhe dar uma ração XPTO, que me irá rebentar o orçamento familiar, orçamento esse que, até ontem, era dedicado única e exclusivamente a uma pessoa: euzinha. Daí dizer que estou preparada para ter filhos...
Quanto às janelas, acho que ainda não é uma boa altura mantê-las abertas, pois a princesa ainda tem 4 meses, é muito assustadiça e aquilo pode correr mal. Seria a típica diferença entre o "bonk" seguido do "rinhaaaaaauuu" e do "rinhaaaaaauuuuu" seguido do "bonk". É que eu moro num 10º andar... (ainda por cima, a casa tem vistas para o estádio de Alvalade e eu não quero encher a mente dela com poluição visual; para isso, mais vale deixá-la ver aquele novo programa da SIC, aquele das famílias que cantam e o camandro.
Beijinhos!

Blade disse...

Pobre bicha (a Tininha)e da dona, quando estiver com o cio (a gata claro, que vai miar até mais não)!

Eu também tenho uma paixão por gatas... ;)

Beijos,

Actriz Principal disse...

BLADE
Então esta é linda, não é?

Teresa disse...

HELLO, POSSUM!

Eu, que já a vi, atesto que ela é mesmo LINDA!!!!

Eu não devia estar aqui a comentar a esta hora, mas não me aguentei, sabia que havia post sobre a princesa e tive de vir espreitar.

Messy aprovou decididamente a tua prudência em tapar-lhe os olhos. Já Agri não percebe a necessidade...

Beijos grandes.

Babe Certificada disse...

Eu sabia que eras uma lamecha! Um gato? Haja apaciência. Trá-la cá, que a minha cocker spaniel dá-lhe uma massagem!

Unknown disse...

Coitadinha da Maria Albertina!!!
O Diabba, mas tu onde e que me andavas na cabeca para dar isto a diva, se fosse a uma letrada porquetem formacao e sensibilidade ou emigrada porque necessita de companhia la desterrada nas americas...
Mas uma famosa impertigada??? hmpfff... pelo menos e melhor que com uma excomungado que ainda utilizava o bichano para missas negras.

Bom, beijos.

Diabba disse...

Não tens que obrigadar, sabes lá o trabalho que ela te vai dar, hihihihihi eu omiti a parte das unhas e feitio de gato do inferno!!

Tenho que responder ao Coveiro:
Oh gaijo se eu tivesse ficado com a tareca já estava na grelha. Ouvi dizer que comer gato cura asma! hihihihihih cof cof cof cof (acho que estou com tosse asmática)

Actriz quando é que trazes a Tininha para eu "cuidar"???

Unknown disse...

Se cura asma entao eu preciso que estou sem voz, afonico e o carago a quatro
Ahhh, diabbita (o actriz, desculpa la estarmo aqui a utilizar o teu canto) tambem nunca disse que tu fosses uma boa opcao, missas negras, grelhas, espetos...
nunca confiando.

Actriz Principal disse...

TERESA
Pronto, agora chamas-me marsupial. É oficial: lá se foi toda a minha credibilidade...
Bom, sabes que a bichana ainda é nova e tenra; como tal, é necessário redobrar os cuidados, que isto da net pode ser perigoso...
Essa tua Agri anda a arriscar um pouco, não achas? Já aquilo de não se importar ser capa de revista...
Beijos!

Actriz Principal disse...

BABE
Lamechas, eu? Por gostar de gatos? Antes pelo contrário, os gatos andam na boa, chateiam pouco, não precisamos de os levar à rua 3 vezes por dia... coisinha mais independente, como eu gosto.
E tem mais: isto das festinhas é quando ELES querem, não é quando NÓS dizemos "Ó vem cá".
Quanto ao teu convite: deixa lá isso...

Actriz Principal disse...

MELÕES 1
Fica sabendo que tenho quase 13 anos de experiência com gatos no meu CV, ok? Ainda não tinha tratado de arranjar um para ter aqui, por causa da casa ser pequena e tal, mas olha...

Actriz Principal disse...

DIABBA
Estás à vontade para usar a caixa de comentários como forum, mas só hoje, que eu estou mãos largas e bem-humorada, ainda que às portas da morte...
Depois vejo quando levo aí a miúda... é que isto de ir ao Porto volta e meia não vai ser fácil de gerir, não...
Beijos e obrigada pelo imbróglio...

Actriz Principal disse...

MELÕES 2
Espero que estejas melhor. És tu aí e eu aqui. Cá para mim, foi praga que nos rogaram...

Unknown disse...

bolas, nem me fales da prga que estou mesmo sem pio... o pessoal liga-me e eu digo, olha, nao posso falar, respondo-te por mail...
bolas, logo em sem pio...
claro que se fosses tu, nao sei como seria!

Marta disse...

Se tens um gato novo, temos que comemorar! Vai um bolinho de chocolate? :)

Lívio disse...

Não te gabo o gosto! Mas tu é que sabes... Nos gatos só gosto da independencia, por isso deixo-os andar ...

Actriz Principal disse...

MELÕES
Até parece que és pouco falador... encolhe as garras, pá! Puto de mau feitio...
As melhoras! Eu falo, já não me dói a garganta, mas continuo com a tosse, ainda que menos. Agora o nariz... é muito ranho para um narizinho tão pequeno. Argh!!!
E continuo a transpirar como se estivesse numa sauna. Já fui ver se tinha febre; estou com 35,5º, o que será normal no meu caso (tenho sangue de cobra; venenosa, claro). Não percebo!
Será que já quinei e ninguém me disse? E deixei a Tininha orfã ao terceiro dia de maternidade? Óbalhamedeus!

Actriz Principal disse...

MARTA
Claro que vai! Vou já fazer um e tudo... mas desta vez devo fazer de laranja e iogurte. Para variar um pouco...

Actriz Principal disse...

LIVIO
Como é que consegues escrever isso após veres a foto da Tininha? Coisinha mai linda! (é esperar que ela não leia isto, ainda faz beiço o resto do dia e eu que a aguente... e daí não, ela ainda não aprendeu a ler, é muito novinha)

Unknown disse...

olha, eu com mau feitio, olha-me agora esta com a mania!
tu deixa e de tomar os antipireticos e esses drunfos que senao ainda chegas aos 32C
bebe e chazinho quentinho, come uns moranguinhos e faz um xarope de cenoura com acucar amarelo para a tosse...

Actriz Principal disse...

MELÕES
Agora estamos numa de trocar mezinhas e coisas dessas? Hum... a que horas verificaste a febre pela última vez?

Diabba disse...

Ouvi falar em bolo?? (babando o teclado todo)

shléptttt

Actriz Principal disse...

DIABBA
OK, vou ao supermercado comprar ovos e que mais raio falta. A casa já está um belo forno... pode ser de laranja e iogurte, inventado pela je?
Assim, fica já para amanhã...

Unknown disse...

Hoje nao verifiquei para nao me assustar, mas pelo andar da carruagem, deve andar um bocadito la para cima... e que eu com febre fico cheio de energia! e olha, ontem a mae da Altinha Pintona que esta ca, fez-me o xarope de cenoura e acucar amarelo, e a tosse quase ja foi!
portanto se nao queres, faz o bolo, que vais passar os virus a toda a gente que o comer!

Actriz Principal disse...

MELÕES
És mesmo invejoso, pá! Só porque não vais poder nem cheirá-lo, estás a criar desde já esse mito... olha, cuidado ao falares... não mordas a língua...
A Pintona é que já criava um blog...

Unknown disse...

O amiga, se ha sentido que nao tenho nestes dias e mesmo o do olfacto, assim que nem estando ai lhe sentiria o cheiro

Actriz Principal disse...

MELÕES
Suponho que o paladar também não esteja lá muito apurado... mas ainda assim deu para mamar um belo de um cozido por vez da CK, não foi? Sim, andei a passear pelos vossos blogs agora... amigo da onça!

Diabba disse...

yogurte inventado por ti?? (olhar bué de desconfiado)

Não será melhor comprares já pronto, evitas trabalho! (e eu evito possiveis dores de barriga e idas ao hospital) hihihihihih

Actriz Principal disse...

DIABBA
Tarde de mais... já está no forno! Iogurte e laranja... a ver vamos

Diabba disse...

(lambendo os beiços)

manhammmmm, amanhã certo?

NOTA: eu escrevi "beiços"

(gargalhada)

Actriz Principal disse...

E escreveste tu muito bem! Tenho a certeza que a letrada vai ler isto...
Sim, amanhã!
Já tratamos de combinar detalhes...

Maariah_r disse...

Achei o nome fantástico!!!

Actriz Principal disse...

MAARIAH
O nome condiz lindamente com as cores do pelinho fofo e macio da bichana, que é linda de morrer, não é? Ando toda babada!

AEnima disse...

A Tininha e' lindaaaa!!!!!!!!!!! Mas claro que eu nao posso dizer isso por esta foto, porque obviamente ela esta camuflada ao ponto de irreconhecivel!


(Sabes que eu chamo Tininha 'a minha irma - vem do segundo nome dela Cristina - para a zangar muito muito muito... e resulta!!)

E' o teu primeiro gato??? Vais ver que vai mudar a tua vida. Primeiro porque lhe e' preciso conquistar o amor. Depois porque o amor que nos tem e' incondicional. A confianca e' unica. Os donos sao seres muito especiais para os gatos, que os gatos geralmente tratam muitissimo bem e apoiam em todas as situacoes, mimando-os ate mais nao. E nao acredites que es dona dela... ela faz-te pensar isso quando te ronrona, mas depois obriga-te a limpar-lhe a areia e a dar-lhe de comer quando ELA quer. Julgas que nao? Espera para ver.

Ja te estou a ver dizer "Tininhaaaaaaaaaaaaaa???" todos os dias mal metes a chave 'a porta a vir do emprego... e a dizer "Xau ai miuda" cada vez que sais de casa. E a ter remorsos se passas demasiadas horas fora, porque a tua menina esta sozinha.

E'... esses peludinhos mudam-nos a vida! Mas para melhor! :)

Acho que o Oliver ia adorar dar umas "trincas" nessa garota nova no pedaco!

Beijo

Mulheka disse...

E pronto, mais uma casa que vou ter que riscar da lista.
Isto tá a ficar dificil... mas agora toda a gente decidiu ter gatos???

Ai!!!

Gata Verde disse...

Eu também já tive uma bichana,acredita que são os nossos melhores amigos,mesmo que arranhem ou mordam...

Teresa disse...

HELLO, POSSUMS!
Ó Famosa e ó Excomungada, que é que vocês andam a combinar sem me contarem? Mau Maria (Albertina)!!!
Estou a ver que tenho de fazer uma reunião com Emigra, que é lá isso de me porem de parte?!
Agora vou amuar!

P.S. Adorei a música. A MA também?

Beijos.

Anónimo disse...

Amorzinha esqueci-me de te dizer, que os gatos de apartamento vivem muito melhor se forem castrados, pode haver quem diga que é cruel, mas é errado, na altura do cio nao sofrem de tesão porque nunca pinaram, ou seja, têm de ser castrados antes de teres comportamentos sexuais de relevo (fogo ke tou mesmo a falar bem). Os meus meninos não têm tintins! ou sejam, nao me mijam a casa toda numa de marcar o territorio nem andam ali aluados cheios de tesão. (as vezes desejava ser castrada, mas depois passa-me mto rapido).
Ah! Eu guardei os ditos cujos num pote com eter, são lindos!!! É que são mesmo lindo, são parecidos ás ameijoas por dentro!! Sempre que um potencial namorado vai a minha casa e ve aquilo nunca mais lá aparece...acho que tenho de guarda-los num lugar secreto.

Unknown disse...

O meu paladar esta sempre apuradissimo que eu sou um gaijo com bom gosto, e a lingua... o garfo afiado, que tambem sou um bom garfo!
E o cozidinho no papo!

Actriz Principal disse...

AENIMA
A bichana é nova nesta casa, nunca tive gatos desde que saí de casa dos meus pais (já lá vão quase 5 anos).
Contudo, tenho uma vastíssima experiência, uma vez que fui eu quem introduziu o tema "gatos" em casa. Já tinha pensado em ter um, mas queria comprar a casa primeiro... a Diabba adiantou-se... já tinha fugido descaradamente aos apelos da Teresa por duas vezes... e olha, desta vez não tive escapatória.
E ainda bem, a Maria Albertina é a minha cara!
Passou da fase "de debaixo do sofá para debaixo da cama" para a fase "corro para todo o lado, a casa também é minha"; é linda e brincalhona, gosto dela!
Curiosamente, tanto vem ter comigo como não mexe palha a tarde toda...

Beijos!

Actriz Principal disse...

MULHEKA
Sim, gajas giras com 30+ anos que não tenham um gato, arranjam um(a) gato(a)...
Mas és alérgica a gatos, ou apenas alérgica (não gostas)?

Actriz Principal disse...

GATA VERDE
Welcome! (e bem-vinda à blogosfera também...)
Eu estou a tentar ensinar esta bichana a não meter a unha em tudo o que ela pense que possa servir para afiar a mesma. A coisa parecia-me bem encaminhada, mas agora ando com dúvidas.

Actriz Principal disse...

TEXUGA
É bonito ver que já adoptaste o meu sobrenome e tudo.
Como eu gosto muito de ti, vou deixar-te umas palavrinhas sábias sobre o frasco com os... isso: esconde o frasquinho! A imagem que se deve formar na motoita dos "potenciais futuros" ou "aspirantes a" deve ser suficientemene castrante para impedir qualquer tipo de seguimento à questão... se é que me entendes...
Vai, faz isso e depois diz-me se notaste diferença no comportamento!

Actriz Principal disse...

TERESA
Sabes onde moro... a porta só não está aberta porque pode dar-se o caso da Maria Albertina fugir. Mas tocas à campainha e eu abro! ;-)
Beijos!

Actriz Principal disse...

MELÕES
Pois, para comer não estás tu doente, não é?

Mae Frenética disse...

Não tive coragem de ler os comentarios todos. LOLOL

Mas a gata é fofa. Tininha é um bom nome.

Eu gosto de gatos, pena ser totalmente alérgica...

Unknown disse...

desde quando e que isso aconteceu?
ao menos valha-nos isso!

Anónimo disse...

É pá temos Gata nova no pedaço!!!
Quando é que a apresentas para lhe passar a mão no pêlo?
É garantido que a ponho a fazer rom-rom e a dormir na minha almofada.

Tininha sua coisa fofa, anda cá que te faço cócegas na cabecinha :)

Unknown disse...

Ah... e quero ver se quando te for ver a capital do imperio tambem me preparas um bolinho de lamber os beicos e nao os outros que eu nao tenho

(estas a ver letrada? ;-))

Afgane disse...

Minha amiga,
eis-te no admirável mundo dos bichanos. Já timha visto o anúncio lá no blog da Diabba, mas dois galgos já dão trabalho de sobra. Felicidades para ti e para a tua Maria. Sabes que todos nós temos ou tivemos uma maria nas nossas vidas, eu tive algumas Marias e pelo menos uma Albertina todas boas moçoilas benza-as Deus.
melhora depressa piquena que o Verão está de viagem em breve.
Beijos

Firehawk disse...

Esta boa acção merece aplausos de mestre. Bravo!

Gata Verde disse...

Obrigada pela tua visita...Florença será a proxima!!

Como está a tua menina?

mtos miaus para ela...

Mulheka disse...

É assim ou POUCO mais grave...
Tenho PÂNICO de gatos! Fujo a sete pés, grito, se eles vêm atras de mim desato a chorar....
Não queres que continue pois não? Irias pensar que eu era uma pessoa estranha e isso tá muuuuuuito longe da realidade...

Anónimo disse...

Gata sortuda! Vai comer bolo de laranja a toda a hora!! Ainda não te conheço e já te tenho uma asmática raiva que nem me estás a ber, carago!... Só podias mesmo chamar- te M. Albertina... Agora a tua dona a pingar do nariz, bom!... Nem o Rantanplan se assoaria melhor!
Obrigado pelas visitas e referências ao meu tasco...ah, e pelas quatro fatias de bolinho que estava de estalo ( atenção às doces virtudes da atriz, pessoal! ). Beijinho.

Vício disse...

qual é a particulariedade dos... qualquer coisa da Noruega? cheiram a bacalhau?

Actriz Principal disse...

MÃE FRENÉTICA
É mesmo uma pena! Então esta, acho que iras adorar fazer-lhe festinhas!

Actriz Principal disse...

MELÕES
Tu andas muito respondão... ai andas, andas!

Actriz Principal disse...

AFGANE
Sabes, estranhamente não estou com pena por o Verão estar a acabar, ainda que seja a minha estação favorita.
Ando com esta sensação estranha que o Verão ainda está para chegar. Esquisito, não é?

Actriz Principal disse...

WALLY
Pois já te estou a imaginar com a Tininha ao colo! Vais ficar perdido!!!
Beijinho, tenho de confirmar o encontro, eu sei...

Actriz Principal disse...

MELÕES 2
LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tu andas do pior; e sim, faço-te o bolinho que quiseres. E podes ficar cá em casa; e a tua cara-metade também! Ando tão mãos largas...

Actriz Principal disse...

PSYHAWK
Ando babada com a bichana. Neste momento, está aqui comigo a olhar para o monitor; mais um dias e aprende a ler, vais ver!

Actriz Principal disse...

GATA VERDE
Está óptima, obrigada!
Acho que ficou curiosa sobre ti; é que também ela tem preocupações ambientais...

Actriz Principal disse...

MUHEKA
Pois ouvi dizer. Tenho pena, mas compreendo; deve ser uma daquelas fobias que não sabemos a razão de existir... mas que atrapalham.
Quando andava no secundário, tive uma colega que não podia ver penas, tinha um medo incontrolável, chegava a desmaiar.
No worries, ninguém vai pensar que és estranha... isso seria se tivesses um olho extra no meio da testa!
Beijinho

Actriz Principal disse...

A4
Bem-vindo!
Enquanto me for oferecido um saboroso café no Twister, lá irei com todo o gosto e levo bolinho comigo, basta ter tido tempo para o fazer.
A Tininha não tem direito a bolo, não quero que a minha gata ganhe cáries na dentuça.
Quanto às assoadelas... hum... fica entre nós...
Até breve!

Actriz Principal disse...

VÍCIO
Claro! Mas do bom.
Já os persas, por exemplo, falam farsi...

Actriz Principal disse...

VÍCIO
Claro! Mas do bom.
Já os persas, por exemplo, falam farsi...