sexta-feira, agosto 31, 2007

Para que serve um blog? – III (O Regresso da Estrela)

(Nota: tu – obrigada por mais um Schmooze, já o vendi; sou uma gaja preguiçosa e não gosto de limpar o pó, aspirar ou lavar a loiça; daí não mostrar prémios, fazer nomeações… ah!, e quebro desafios como quem ignora chain letters. A maldição da múmia que enviou por mail a última destas coisas, aí há uns 5.300* anos atrás** deve ter-se abatido sobre a minha pessoa, a avaliar pela gripe com que estou)

Ora cá vai a terceira e (agora posso afirmá-lo) última parte da minha reflexão sobre blogs em geral e sobre o meu em particular. E se não for a última, passa já a ser, que até eu estou farta disto!

O meu blog hoje serve para felicitar esta menina pelo seu aniversário! Parabéns, sua chungosa, espero que passes um dia excelente, que tenhas muitas prendinhas e que o futuro continue a sorrir-te, pois bem o mereces!

Serviu igualmente para me manter agarrada à promessa que fiz a mim mesma de deixar de fumar. Quanto mais publicitei, mais subi a parada… e mais frases de apoio recebi… e estou há quatro meses sem tocar num cigarro. E ainda trepo pelas paredes (se usasse as cuequinhas por cima das calças, teria sido facilmente confundida com a mulher-aranha, essa pindérica), mas estou bem melhor. Obviamente, não foi pelo facto de dizer a meio mundo (e a mais um jovem toxicodependente oriundo de uma família de risco) que tinha deixado de fumar, e sim porque disse a mim mesma que o faria. Mas as frases de apoio ajudaram.

O meu blog serve para exorcizar os meus fantasmas. Publiquei alguns textos que escrevi enquanto salgava a roupa com lágrimas e muito ranho (enfim, um nojo, coisa para esquecer...), de cara inchada e “brumelha”, a soluçar, tristinha, tristinha... outros (aqueles mesmo pesados) nem sequer aqui apareceram... e já foram devidamente eliminados do laptop (eu escrevo e publico por impulso; a excepção é mesmo esta reflexão sobre o blog que, por ser comprida, teve de ser minimamente estruturada).

À conta de ter um blog, conheci algumas pessoas, todas elas com blog. Nem todas são o que apregoam ser mas, e como muito bem escreveu o Melões no seu post, “E se metade do que leio é mentira, também será metade do que ouço.”; ou seja, ninguém está livre de ser desagradavelmente surpreendido, não necessita de ser através da net que vem a facada. Os maiores desgostos que tive foram com pessoas de carne e osso que pensava conhecer... if you know what I mean...

Ultimamente, tenho usado o meu blog para ordenar (de modo a ter sempre à mão) músicas que gosto (ou pensavam que era para os meus 4 leitores mais ou menos fieis, a saber: mãe, pai, mana e gata… estava era a dar-vos música!).

Eu digo sempre a quem me lê: não tentem perceber-me através do que está escrito no meu blog. Não é um diário. Portanto, não existe a preocupação de contar a verdade tal qual é; muitas vezes, ficam apenas rasgos do que foi.

Por vezes são opiniões, a maior parte devidamente infundada.

Outras (a maioria, mesmo) são o que os dedos começam a escrever. Cada vez mais, se tiver uma frase à minha frente, torna-se mais ou menos fácil escrever sobre a mesma, ou fugir dela e fazer uma ligação mais ou menos coerente no fim.

Fiquei lixada da vida esta semana, quando recebi um telefonema em que, no meio da conversa, me disseram: “Olha, estive no teu blog e li o que escreveste. Sabes o que quer dizer cara metade? É que estás a dizer que és lésbica! O que vale é que a maior parte das pessoas que te lê não te conhece, senão ficará a pensar coisas erradas a teu respeito.” Bom, eu diria precisamente o contrário: quem me conhece, sabe como sou e não dá a mínima para as patacoadas que escrevo. Por outro lado... e se fosse?

Curiosamente, até há quem não me conheça e que me comente volta e meia, o que eu acho fantástico, considerando que existe uma infinidade de blogs muito mais interessantes e melhor estruturados do que o meu***. Mas o meu é para mim. Acontece que está na net e há quem cá venha. E serão sempre bem-vindos, desde que venham por bem!


Já agora, para quem se dá ao trabalho de me ler: para que serve um blog?
E, mudando completamente de pergunta: para que serve o vosso blog?

E agora, em consonância com esta maneira de ser tão minha que, a cada ano e meio mudo de emprego (e ainda dizem que os ciclos são de 7 anos, e tal...), hoje mudo igualmente a banda sonora. Juntando isto a outras gracinhas da minha autoria, creio que se um dia acalmar, é porque algo não bate certo... ou bate demasiado certo...


* - Para que não achem um exagero a data, vão aqui. Por mera coincidência, tinha colocado este número, depois eu própria achei um exagero. Mas fui verificar aqui e interessei-me pelo tal Ötzi. Deixei ficar e concluí que o meu blog também tem aspirações didácticas

** - Claro que já havia net nessa altura! Helllloooooo!!

*** - Este fenómeno pode ser explicado à luz da teoria económica que considera a informação imperfeita e os custos de acesso à mesma, medidos através do tempo que se gasta à sua procura. Uma vez que andamos à procura de algo que nos entretenha, não será necessário encontrar o melhor blog de todos os tempos, bastando um que seja razoável. Certo?

64 comentários:

Diabba disse...

Não vou deixar o marido ler este teu post, é que o diabbo-marido teria um ataque de fúria se lesse o que escreveste sobre as cuecas da mulher-aranha!!

A mulher-aranha não usa cuecas, tem um fato inteiriço de latex!

Quem usa cuecas por cima dos collants é a mulher-maravilha (wonder-woman) e, tenho a certeza que não queres ser comparada com essa velha caquética com padrões de beleza super-hiper-mega-ultrapassados...

De qlqr maneira, acho que tens super-poderes, deves ter "amandado" um "birus" pra cá, a pobre diabba-filha teve uma noite em versão "o exorcista" e eu ali a dar-lhe apoio, coitada da criatura!

Quanto ao teu blog, se pensas que não te dás a conhecer, estás enganada, não vendes mentiras o que já é bom.

Quanto à parte do "lésbica"... eu por acaso já te tinha apanhado a mandares-me umas pestanadas... é por isso?? hihihihihihih

beijos d'enxofre

Actriz Principal disse...

DIABBA
E essa tua nova foto, com essas lindas orelhas à Mr. Spock... nota-se tão bem que é botox!

As melhoras para a tua diabba-filha; juro que não tenho nada a ver com o assunto, maldades dessas não combinam comigo.

Beijinhos (ainda ao longe)

P.S. Hoje estou bem melhor. Daqui a uma semana, estarei em perfeitas condições de mamar a francesinha. Prepara-te!

Diabba disse...

mamar francesinha?? (fazendo cara de caso) e dp não queres que pensem que és lésbica...

Diabba disse...

és tannnn imbejoisa!!! queres que te dê o nome do "botoxeiro"?

VF disse...

Claro que tive de esperar pela´parte derradeira deste triptico post para o poder comentar, ainda que nas outras duas peças por vezes o medo se apoderaca do meu esqueleto forrado a carne...

Pois que as conclusões são evidentes, mas são evidentes para mim que te conheço, para outras pessoas aquelas que não te conhecem, pode ser uma surpresa. Este teu blog é um blog resolvido, e não digo isto porque ache que tenha um caracter definido, mas sim porque aquilo que por aqui vertes são coisas que te dizem respeito, e só pessoas resolvidas podem lidar assim com as suas ansiedades, medos, ou paixões.

Continua que a malta gosta de te ler... e bastante!

Para além disso, a banda sonora deste post, como tu sabes é-me particularmente próxima. Um dia junto um cd com esta musica ao meu curriculum vitae, e no espaço em que nos pedem para nos definir-mos eu coloco uma nota a dizer "ouvir cd"

Ah e as melhoras da gripe!
Ou melhor as tuas melhoras e as pioras para a gripe...
ou uma coisa assim parecida!
Beijo

Actriz Principal disse...

DIABBA1
Tu andas é a ver se te safas... prometeste, agora aguentas-te à bronca! Já deverias saber que eu quase vendo a alma (QUASE, ok? força de expressão, tira lá a unhaca de gel da minha - pouco suja - alma) por uma boa francesinha. E, se andaste a proclamar que a fazias bem... cumé? Já te sentes suficientemente preocupada, ou terei de continuar a subir a parada?

Actriz Principal disse...

DIABBA 2
Olha que até sou uma moça simples, sem grandes pretensões... e botox nas orelhas não faz parte das minhas prioridades... de momento... um dia , hei-de escrever sobre upgrades de imagem e coisas afins.

Actriz Principal disse...

VITOR

Imagina tu que ainda há quem até goste de me ouvir! Ele há gente mais estranha...

Eu acho que a gripe tem a ver com algo que terá ficado por dizer, mas enfim; nada que não se resolva...

Marta disse...

Antes de mais obrigada pela dedicatória, daqui a 15 dias eu vingo-me! ehhh

A cada coisa que escreves, pensa que não importa o que os outros acham mas o que tu sentes, aquilo que os outros pensam isso é problema deles! Nunca deixes de SER por ninguem, não faças cedencias em detrimento de ti mesma e vais ver que serás recompensada!

Beijinho grande

Actriz Principal disse...

MARTA

Não percebo! Escrevo coisas mais ou menos bonitas, e levo com comentários sobre "imbeija", vingança daqui a 15 dias e coisas que tal. Afinal, que raio está mal na minha abordagem? Aie!

Olha, PARABÉNS!!!!!!

Marta disse...

Falta o bolo de chocolate!

Diabba disse...

ahhhhhhhhhh (salivando) o bolo...

Actriz Principal disse...

Eu ainda me ofereci para o fazer... tu armaste-te me difícil... e agora vais para fora... para a semana que vem, se pedires...

Actriz Principal disse...

DIABBA
Quando é o teu 745º aniversário, mesmo?

Diabba disse...

exactamente de hoje a 4 meses.

Porquê??

(serão 843, eu sei que pareço qse 100 mais nova)

Mae Frenética disse...

Acho q as razões de se ter um blog serão comuns a muita gente... como eu!! LOLOL

De facto, não se pode considerar um diário de acçoes, mas talvez um diário de emoções?...

Diabba disse...

Tenho uma coisa para ti, mas vamos fazer assim:

1º - dizes que aceitas.

2º - eu digo-te o que é!

hehehehehe

beijos d'enxofre

Actriz Principal disse...

DIABBA
31 de Dezembro?
Claro que pareces mais nova, se eu fizesse um lifting aos corninhos, metesse botox nas orelhas e comprasse emagrecedor instantâneo, também eu ficaria uma superstar... ora esta!

Actriz Principal disse...

MÃE FRENÉTICA
Sabes, tu não me comentas frequentemente, mas quando deixas a tua assinatura, tens sempre uma palavra que faz a diferença!
É capaz de ser um diário de emoções, sim.

Beijinhos!

Actriz Principal disse...

DIABBA
E isso envolve vender a minha alma?

Marta disse...

Mas quem disse que eu vou dividir o meu bolo? Só se a diabba me ligar outra vez com aquela voz de anjo!

Actriz Principal disse...

MARTA
Espero que não tenhas levado a mal o facto de eu andar a espalhar o teu número... por enquanto, foi apenas à Diabba, mas se me pagarem bem...

Cláudia disse...

Mas afinal tu és lesbica???
Que horror, eu sentei-me ao teu lado...será que isso se pega???
Eheheh
Olha, o meu blog serve para eu escrever as coisas que me vão na cabeça, para fazer as minhas queixas e para refilar com tudo e com todos.
:)

Beijito

Diabba disse...

cof cof cof... a alma?? isso lá é coisa que preste?? estava mesmo era a pensar no corpo! hihihihihihihi

digamos que é a tua prenda de aniversário adiantada.

Actriz Principal disse...

CLÁUDIA
Claro que se pega! Já eu apanhei isso uma vez numa casa de banho pública...
Eu também gosto de refilar! E mandar vir! E muito!

Beijinho (de longe, que isto ainda não passou...)

Actriz Principal disse...

DIABBA
(fazendo ar de interessada)
Ora explica lá isso... como se eu tivesse uns 6 aninhos...

Diabba disse...

(fazendo grandes gestos, falando alto e pausadamente, como fazem os tugas quando querem falar cum estrangeiro - sim que se falarmos alto e pausadamente, qualquer estrangeiro percebe português) hihihihihihi

Primeiro, dizes que sim, que aceitas!

Depois de teres dito que sim e feito correspondentes sinais de aceitação com a cabeça, eu digo-te o que é!

lai-lai-lai-lai-lai (cantarolando)

Marta disse...

Podes espalhar, menos a gajos feios!

hi hi hi

Vício disse...

acho que tens de dedicar um post a esse ser asinino que diz que encontrar a cara metade é ser homossexual!

(hoje desliguei a musica que estava a ouvir para ouvir a tua... finalmente! :P)

Actriz Principal disse...

DIABBA
Hum... e desde quando é que se deve confiar numa mafarrica? Não sei, não! (abanando a cabeça e mantendo o nariz empinado)

Actriz Principal disse...

MARTA
Ora lá está um bom critério! ;-)
Mas eu pensava que já conhecias os miúdos giros todos...

Diabba disse...

quem não arrisca...

Actriz Principal disse...

VÍCIO
Digamos que os meus gostos musicais são muito variados... mas não penses que só por me elogiares o bom gosto de hoje, poderás deixar pedidos tipo "quando o telefone toca..."

Actriz Principal disse...

DIABBA
Tem a ver com comida, é?
(ó pra mim já com os olhinhos brilhantes! vai-se a ver... e é a febre que volta a atacar durante a tarde; algo me diz que tenho o fds lixado...)

Diabba disse...

nop... prenda é prenda!

Actriz Principal disse...

DIABBA
Mas eu não me importo de receber comida como prenda... (já a afiar o dente...)

Diabba disse...

grunfff mas, no caso, não é comida!! cof cof cof qr dizer há países onde é, mas cá não, excepto uma pequena localidade e tal, mas é melhor não falar nisso!

cumé?? aceitas ou nem por isso??

Actriz Principal disse...

DIABBA
Querem ver que me queres oferecer um gato? Ó môre, não tem casa para isso, ainda...

Diabba disse...

Pois quero!! é linda!! casa?? é só uma gatinha linda (que afinal não tem problema nenhum, mas já não pode ser registada com aquelas cenas do pedigree)

Ela não é um leão a precisar de quintal, não mia, está higienicamente educada e tem os olhinhos do teu post de baixo...

Vá lá, pensa num nome começado por T, que é a letra da ninhada!

Além disso não tens quereres, era o que me faltava, ter que lidar com uma nega! grrrr

Vê lá se queres dizer adeus à francesinha e às farórias! (ameaça mode)

Tentei ser simpática!

grunffff

Diabba disse...

farófias

Unknown disse...

Tu tens um blog e para passares a tarde em discussoes com a diabba na caixa de comentarios, que tu a mim nao me enganas, ai nao nao
Quanto ao seres lesbica... hmmmf, custa-me a crer, isso deve ser historia para engatar meninos, do genero compre uma leve duas!

Ana disse...

Essa da "lésbica" sinceramente...há por aí pessoal que precisa mesmo de umas lições de português!

Actriz Principal disse...

DIABBA
O meu senhorio não atende o telemóvel. Se ele o permitir, eu fico com a binhana (vou arrepender-me tanto disto...). Mas tenho de lhe perguntar primeiro, óbiste?
Só tu, mesmo...

Actriz Principal disse...

MELÕES
Também o é, admito. E depois, não pode ser, não?
A febre dá-te para a inveja, é?

Actriz Principal disse...

ANA
Digamos que por vezes sou levada à letra; e há pessoas que gostam de mim e se preocupam; não é por mal, acredita!

Unknown disse...

Inveja? eu de que? de ter duas mulheres em casa?
Va de retro satanas!!!!

Actriz Principal disse...

MELÕES
Ó coleguinha (para ser lido com desdém)... e desde quando é que eu não dou conta do recado? Duas? Aie! (esta doeu mesmo...)

Unknown disse...

Duas claro - sim, que eu nao falava de ti e da excomungada mas da promocao GBLT do compre uma, leve duas... bolas, aturar tal chiquiro... nao que eu tenho um meloal e nao um galinheiro!

Anónimo disse...

Vou pensar em ti, quando estiver a trincar uma Francesinha no Cais da Ribeira. Trincar, pois isso de mamar parece-me um pouco lésbico, ou não, eheheh.

Jokinhas e melhoras do Wally.

Anónimo disse...

O meu blog...eu tenho um blog para me sentir completa e moderna!! Sim porque toda a gente tem blog e ja ke faço broshing e uso saltos altos rasos tb tinha de ter um blog! O meu como lá diz é uma especie de ecoponto deito p lá toda a porcaria separada por titulos e depois as pessoinhas fazem uma reciclagem e tornam aquilo que escrevo em algo produtivo ou nao...
Já pra já serviu para te conhecer!! E é mau....???

Anónimo disse...

e já agora....comemos juntas uma Pita....podemos comer juntar uma Francezinha...

Babe Certificada disse...

Para que serve um blog? Boa pergunta, quando souber a resposta eu digo!

Afgane disse...

Oi jovem,
Já percebi que estás com uma carraspana o que é pena, desejo-te umas rápidas melhoras. No que respeita ao teu blog gosto da maneira como escreves é elucidativa, bem escrita e supr divertida, aliás tu e a Diabba são das pessoas que mais gosto de ler. Não meimporto sobre o que queres escrever desde que escrevas tens aqi um leitor fiel.
Depois de te conhecer formei uma opinião sobre a tua maneira de ser e fico-me com ela até prova em contrário. Para mim as preferências sexuais de cada um apenas a ele dizem respeito e sejas lá o que fores não deixas de ser a excelente pessoa que és.
Noto que ainda estás bastante magoada, não sei o que te fizeram mas dá para ver que foi profundo, mas amiga dói mas não mata e o que não mata apenas nos torna mais fortes.
Não posso deixar ne falar na música que escolheste... fez-me chorar.. chorar pelo amigo que perdi, chorar porque est música foi escrita para pessoas diferentes, pessoas que têm uma grande ânsia de viver que têm bicho carpinteiro. Chorar porque de todas as músicas do António, esta, desd que lha ouvi a primeira vez é a que mais me marcou. Obrigado.
Rápidas melhoras e se vires que isso não passa faz o seguinte: meia malga de café e o resto de bagaço, apanhas um pifo do caraças, suas que nem um camelo no deserto, mas de manhã acordas fina. É uma mézinha do Norte e acredita que resulta. Cantei durante a noite inteira e não deixei dormir ninguém, mas curei-me.
Beijos

criptog disse...

Bem, mais de 50 "Oscars" num post é obra. Parabéns.

Não fiquei propriamente convencido com essa afirmação "última parte da minha reflexão". A experiência de escrita no meu blog tem-me feito muitas vezes conseguir reflectir mais sobre o assunto depois de escrever sobre ele (já que perguntas tem também este sido mais um motivo para o blog ... promover a reflexão).

Imagino portanto que vás continuar a reflectir (ciclicamente pelo menos, de 7 em 7 ou de 1,5 em 1,5)... indicação disso é até quem não gosta de desafios parecer estar a tentar lançar aí o desafio "Para que serve um /o vosso blog?". Já imagino um futuro post com as 7 perguntas de desafio "Para que serve o teu blog?". Fica a questão: se "querem qualquer coisa de mim, nada na vida é de graça", então o que pretende essa pergunta, quanto vale a resposta a essa pergunta?

:)

Anónimo disse...

Estava a reler o teu post com mais atençao e reparei num pormenor que anteriormente nao me tinha apercebido; JA ESTAO A DISCRIMINAR A NOSSA CENA??
Nao ligues amorzinha; porque lebica so mesmo por comer pitas e francesinhas;quem me manda gostar de comidinha com nomes tao femeninos como este??

AEnima disse...

Uma vez na brincadeira tambem me disseram "ah, se calhar tu es lesbica"... e eu "Ah, pois sou, tenho um caso escandaloso com a fulaninha-de-tal (que por acaso ate e' homonima tua actriz eheheh)".

Nao e' que a pessoa em questao foi fazer queixa 'a Fulaninha-de-tal e a gaja tomou a mal? E ficou fodida e fez-me a vida negra difamando-me entre o grupo de amigos dela? Sabendo ela perfeitamente que eu estava a brincar com o outro por ter sido um intrometido!!! E sabendo ainda melhor que nao era lesbica porque eu tinha andado *metida* com o amigo-mais-que-hot dela... e tambem quer o ex-namorado dela quer o corrente namorado dela andavam atras de mim... e a p*** andava era com uma grande dor de corno. Enfim... coisinhas tristes.

Para responder 'a tua pergunta, o meu blog serve para muita coisa acrescida ao que escrevi no post de inauguracao, nenhuma delas importante e muito menos interessante. Ultimamente, serve quase como "roommate", como expliquei no blog do meloes nesta pergunta.

Nao ligues as intrigas miuda... e sabes que mais? Por experiencia te posso garantir que gente que conheces por internet, que julgas amiga porque ate ja foste jantar com elas, tomar uns copos, a uns eventos sociais, ou mesmo trocando uns fluidos corporais quaisquer, e depois te pregam qualquer uma e te desiludem, sao facilmente ultrapassadas do consciente. Afinal, foi alguem recente que entrou na tua vida, muito de repente e com tudo... mas tambem depressinha sem nada saem da tua vida tambem.

Fica sempre a marca, e' um facto, mas nada que nao cure depressa. Olha que as estrias reais da pele demoram mais tempo a curar e doem bem mais. Acredita miuda. Tambem ja fiz amizades para uma vida inteira pela net... ha de tudo.

Ck in UK disse...

Ouve la, e as fotografias da gata, com ou sem os olhos fechados????

caditonuno disse...

4 mesitos, hein? só foi pena teres fumado durante... o tempo todo que fumaste! mas estás no bom caminho, por isso desejo-te felicidades na busca da tua sanidade mental de nao-fumadora.

olha, fiz o bolo. ficou bom. vou é ver se insiro 1 foto dele no meu cantinho.

Actriz Principal disse...

MELÕES
GBLT stands for what, mesmo?

WALLY
E espero que vás comê-la ao sítio certo... é que não é em todo o lado que se encontra uma boa francesinha...

TEXUGA
Lo que quieras! A ti digo que sim a tudo! Menos a iscas de fígado... e feijão verde.
Beijocas, mas de longe que ainda não dá paa irmos para os copos...

Actriz Principal disse...

BABE
Acabei de passar pelo teu estaminé... e parece que ainda deves estar a carburar... hei-de voltar lá.
Beijoca

AFGANE
Se eu tivesse uma boa voz, até que teria seguido o teu conselho, bebia um café com "cheirão" (com cheirinho apenas a coisa não vai lá, definitivamente!)... mas canto mal cumó raio, pá! E agora com a Tininha... sabes, os gatos têm um ouvido hiper sensível (daí não suportarem a chuva - é pelo barulho das gotas e não pelo facto de ser molhada)... não quero traumatizá-la... ainda!

Quanto à música: nem sei como é que ainda não a tinha colocado!

Beijinho!

Actriz Principal disse...

CRIPTOG
Sinceramente, não pretendo saber as motivações que levam o pessoal a criar um blog... e a mantê-lo. O objectivo foi mesmo perceber porque é que eu ainda o tenho. E, como gostei de pensar nisso, ficou a pergunta, para quem se interessar. Acho que é um exercício muito pessoal.
Se o quiserem partilhar, irei ler com gosto, mas não estou formalmente a criar um desafio, acho que perde a piada...
E sim, provavelmente continuarei a pensar nos motivos que me fazem continuar com a favela, já que os tempos mudam, e as vontades também...
:)

TEXUGA novamente
Não foi por mal, acredita! Foi apenas alguém que se preocupa muito comigo, mais nada!

Actriz Principal disse...

AENIMA
Olha que o balanço que faço (no que toca aos conhecimentos através do blog) é largamente positivo! Até agora, apenas uma alma me desiludiu, pois, como disse, a mentira tem perna curta. Como a Terra é redonda e gira sobre si mesma... mais cedo ou mais tarde... mas isso não interessa nada, eu gosto é de passar tempo a falar bem e não o contrário.

CK
Já está! Mau feitio...

CADITONUNO
Actriz Desastrada? Isto está bonito, está... (sim, fui ler o teu post sobre o assunto)

Lívio disse...

Só agora cá cheguei e dou-te os parabéns. Também parei de fumar há um mês.
Quanto ao blogue mim desafiaram-me e eu gosto de desafios...úteis! comecei e cá ando ´vai para 3 meses

Actriz Principal disse...

LÍVIO
Ora então parabéns para ti também, por estares sem fumar há um mês! Não é nada fácil, não. Ao fim de 4, tenho vontade de fumar nas alturas mais imprevisíveis. Até agora, tenho mantido a promessa que fiz a mim mesma...