domingo, novembro 26, 2006

Argentina - Parte 1

Buenos Aires seria facilmente confundida com uma capital europeia. A cidade é bonita, com edifícios bem conservados, cosmopolita, pessoas bem arranjadas e muito simpáticas. Só a raio da guia é que era burra e só falava em sítios para fazer boas compras (será que tinha comissão em algumas lojas? Nããããã!).

No primeiro dia… OK, íamos às compras. Quer dizer, fomos. Mas antes, demos uma “granda” volta. Quem é que teve a ideia peregrina de deixar a minha rica mãezinha liderar as tropas (aka, parte do grupo) com o mapa na mão? A verdade é que tem imensas qualidades, mas o seu sentido de orientação é, digamos, fraquito. E também não ajuda nada não saber ler mapas lá muito bem.

Contudo, até foi bom, fomos parar a Puerto Madero, vimos a Ponte das Mulheres; enfim, fomos para Sul por Sudoeste, ou qualquer coisa do género, que eu nem o mapa tinha na mão e ia para onde me levassem, afinal de contas estava de férias, e eu de férias ando (ainda mais) bem-disposta.
Passámos a famosa e recente Ponte das Mulheres, vimos as esplanadas dos restaurantes, os barquitos, e lá seguimos para o centro.

Tomámos café no famosíssimo Tortoni. É muito bonito e típico.
Vimos outros edifícios importantes, praças e ruas bonitas, um regalo para os olhos.
E sim, fizemos compras. E jantámos muito bem (carne argentina). E bebemos ainda melhor.

No dia seguinte, fizemos um pequeno tour em que, entre outros lugares, visitámos o bairro La Boca. Simplesmente fantástico! Uma animação impressionante, casais a dançar o tango na rua vestidos a preceito, feiras de quadros e recuerdos, casas pintadas com cores alegres.

À noite, depois de um jantar muito (mas mesmo muito) mal amanhado num sítio a que só fomos porque estava no programa (sim, porque se soubéssemos que era aquilo, teríamos preferido até umas sandes de coiratos), assistimos à verdadeira noite de Tango Argentino, no Viejo Almacen. Isso sim! Depois de assistir ao espectáculo, a minha nova definição de tango argentino é: sexo na vertical! Sensual, poderoso, forte, cheio de energia. Onde é que posso ter aulas?

O post já está longo. Tenho de condensar o resto sob a forma de lista, senão nem o pai morre nem a gente almoça…

9 comentários:

Anónimo disse...

bemmmm....tango argentino.....buenos aires.......a minha proxima viagem. Gostei, mais uma vez e gosto de te ler. Nunca tinha comentado mas este post deixou-me a sonhar.... posso-te escrever um mailzito um dia para pedir informações? Beijos

Vivian disse...

Tou a adorar! Continua, continua...
Eu tb começei a escrever e até criei um blog mas está tão incompleto...

Anónimo disse...

Eu,

Deixo-te tb algumas dicas para a tua viagem à Argentina, uma vez que tb já lá estive (objectivo: Argentina (patagonia, lagos andinos, BA e cataratas), patagónia chilena e Uruguai):

1. Levar muito dinheiro para trocar. Cada levantamento na América do Sul custa-nos muito caro. Apesar de ser perigoso andar com dinheiro, é preferível ao custo dos levantamentos nos multibancos.
2. Levar a menor bagagem que se conseguir. Um bom blusão com capuz para o frio, que às vezes é insuportável, umas calças, de preferência impermeáveis, e umas botas de montanha irão ser grandes aliados. Não esquecer que se pode sempre lavar /secar roupa na máquina ou mandar lavar de um dia para o outro por meia dúzia de cêntimos, nas residências / hostels.
Blusas e polares podem ser compradas, por exemplo, em Bariloche, por preços que podem chegar a 2 ou 3 euros, depois de negociadas as quantidades, claro. Não esquecer que um polartec ocupa muito espaço na mala. Não esquecer também que carga suplementar no avião de regresso, custa cerca de 8 Euros /Kg. Assim, e uma vez que se irá comprar certamente muitos suvenirs, convém levar maletas vazias.

3. El-Calafate é caro pois vive essencialmente do turismo. Evitar comprar aqui as lembranças, bastante inflacionadas, face aos mesmos artigos apresentados em Bariloche.

O que trazer: Polartecs e tchirts a dizer patagónia, com pinturas rupestres (em Bariloche é o mais barato e com mais variedade). Chá de rosa mosqueta de El-calafate que é uma verdadeira delícia, artesanato e peles (muito baratas) de Buenos Aires, bem como tchirts com dizeres alusivos à cidade de Carlos Gardel e ao famoso Tango, o Mate, que é um chá estranho (RosaMonte, o melhor segundo os nativos) e respectivo recipiente para o beber (grande tradição em toda a Argentina e que consistem em despejar quase de minuto a minuto agua a ferver, que é vertida numa massa de erva através de um termo que é carregado pelas pessoas para todo o lado, e bebido por uma espécie de palhinha quase de simultâneo). Para terminar, não esquecer de trazer um vinho argentino que é um dos melhores do mundo.

Curiosidades:

1. “São mais que as mães” os locutórios para telefonar e para navegar na net. Telefonar para Portugal é um abuso de preço. Optei por mandar sms’s para a família e amigos através do mytmn, que oferece 50 sms’s grátis por mês. O Messenger também é amigo, apesar da diferença horária não ajudar.

2. Na Argentina o café é sempre servido com um “shot” pequenino de água com gás (soda) que até combina bastante bem :)

3. Todas as pessoas se cumprimentam com um único beijo na face, acho que na bochecha do lado esquerdo. Este cumprimento não escolhe sexo sem idades. Não pense que fulano X é “rabeta” quando da primeira vez o vir beijar a face de outro cavalheiro do mesmo sexo J É bem normal. Acabamos por nos habituar à ideia, acreditem.

4. A fábrica da Ferrari fica em Buenos Aires e, surpreendentemente, a roupa (blusões, tchirts, merchandising) sai muito mais barata que em Itália. Imagine que trouxe um blusão da Ferrari com 2 lados para o meu Jonny, por 67 Euros. O meu amigo Sif comprou umas tchirts bem giras.

5. Os argentinos, homens e mulheres, são o povo mais bonito que já vi até hoje. Altos, de tês muito clara, muito elegantes (é raro ver-se um obeso) e de feições muito perfeitas. Fiquei surpreendida com tanta beleza humana.

Espero que tenha contribuído com algum conhecimento :)

AEnima disse...

hum,.... a tua visitante numero 415, depois de te ler... e ler a florenca... ficou com ciumes por estar nesta terrinha tao "feia"... da proxima leva-me contigo!!! Bjocas ;) conta mais, gostamos de ouvir!

Maariah_r disse...

Quem não tinha curiosidade em conhecer a Argentina depois disto não tem dúvidas que é um sitio a visitar.

Eu não conheço mas tenho amigos meus que estiveram lá no ano passado e invejei a viagem que fizeram.

Eu tenho curiosidade em conhecer praticamente todos os lugares.

Conta mais ...

Anónimo disse...

gracías......

Ms D. disse...

Eu não te disse que não te queria ker mais de férias?... Ele há coisas. Vais ver o que te vai acontecer quando eu te apanhar sozinha no nosso triplo :)

Boa viagem de regresso.

Já estou com saudades tuas!

Actriz Principal disse...

Obrigada pelos vossos comentários. Mandem mail quando quiserem, e eu irei procurar um tempito para responder. E sim, se pudesse, levaria todo o people na mala!

Ms. D - já tremo de medo só a pensar no que me pode acontecer...
Olha, vi o teu sms, mas não sei se vou conseguir. Problemas com o raio do voo, mas isso ficará para outro post... daqui a uns 3 meses, se tudo correr bem...

Mae Frenética disse...

Tb quero!!!!! :)))