sábado, janeiro 27, 2007

O frio e a comida

Está um frio de rachar! Estes dias fazem-me lembrar os Invernos "amenos" que passei em Itália. Temperaturas à volta dos 0ºC, às vezes um bocadinho acima, outras vezes um bocadinho abaixo (como a vida e os interruptores).
A diferença é que qualquer sítio onde entrasse estaria, seguramente, aquecido. Por cá, também não. Enfim, os portugueses têm a mania que o nosso clima é ameno e, como tal, não investem muito em aquecimento para o pessoal. Aliás, é suposto entrar num café e continuar com o casaco, que eu gosto mesmo é de comer toda enchouriçada, assim até demoro menos tempo lá, o casaco já está vestido e está mesmo, é só levantar e dar o bazo.

Para mim, o problema do frio é a sensação desagradável de o sentir. Embora tenha a tensão baixita, importo-me menos de passar um Verão de calor quase insuportável, a quase desmaiar cada vez que me levanto, e a tomar 3, 4 banhos por dia. Para além disso, o frio tem em mim um efeito colateral indesejado: dá-me uma fominha, que até parece que acabei de chegar do Biafra!

Até me tenho mantido mas ou menos comedida, mas descobri que ando a cometer uns erritos. Ou seja, tudo isto para dizer que esta tarde, fui a uma palestra sobre alimentação saudável, obesidade e exercício físico. Qual a ligação com o frio? Muito simples: a sala estava um gelo! Quase que posso jurar que vi pinguins a passear entre a plateia...

Fui ouvir o testemunho de um colega de trabalho que perdeu uns bons quase 50 kgs. Fiquei a saber que tenho de comer menos cereais e mais pão; não devo ficar mais de 3 horas sem comer (mas isso já sabia) e que devo fazer meia horita de caminhada por dia, at least.
Já sabia que as bolachas Maria têm menos calorias que as Cream Cracker, mas não sabia que a fabulosa bola de Berlin (uns dos meus bolos favoritos), tem menos calorias que o desenxabido queque.

Enfim, sempre a aprender. Espero conseguir manter a vontade de comer controlada quando começar a deixar de fumar, mas isso será daqui a 2 meses... mas já estou a fazer o trabalho de casa! Desta vez não irei engordar 10kgs, como há uns anos atrás. Afinal de contas, não convém arruinar todo um belo trabalho de meses que deu um belo resultado, certo? Presunção e água benta...

7 comentários:

Ck in UK disse...

Essa da bola de berlim lixou-me. mas tu estas magerrima nao precisas de perder peso!

AEnima disse...

Forca ai micas! Ai bola de berlim... mas sem creme, certo? Eu emagreci 21, precisava de emagrecer mais 10 mas acho eh que ja estou a engordar de novo... humpf

Anónimo disse...

Mas tu queres emagrecer mais 'pra quê? É que não tarda nada e estás virada do avesso... :-]

Actriz Principal disse...

Não estou magérrima coisíssima nenhuma! Já cá vão 4 kilitos, mas confesso que antes estava magrita demais.

Ora bolas, os anónimos que inventem um nomezito, pelo menos. Acho que, no mínimo, mereço...

Por falar em bolas, Aenima, a bola é com creme, senão nem a comia. Quando era miúda (e ainda agora, confesso) abria a bola e girava 180º, para ficar com creme por todo. Caso contrário, comia apenas a parte que tinha creme. Enfim, requintes de gulodice...

AEnima disse...

das com creme so as da pastelaria do meu vizinho... fora isso, aquele creme amarelo cheio de corantes... na, nao eh comigo... prefiro as "BOLINHAS!!!" do homenzinho da ilha de tavira... sem creme e "FRESQUINHAS!!! BOLINHAS!!!" uma curte o gajo!

Anónimo disse...

Na Ericeira havia uma vendedora de bolas de Berlim castiça, varina e curtida do sol cujo pregão era: "Olhá' bola de Berlim quentiiinha, ai 'tá tudo a estalariii!" O máximo!
Isto merece um tópico próprio.

E por falar em pregões, perto da minha casa havia uma feira onde o vendedor de ovos tinha o pregão mais brejeiró-eficiente que conheço, ora atentem: "Olha os ovos fresquiiinhos, directamente do c* da galinha para a boca do consumidor"... E esta?
PS: By-the-way o post anónimo é meu

Actriz Principal disse...

Aenima - olha que comi uma bolita na praia em Vilamoura no Verão passado e... desculpa, o raio do creme faz falta! Eu não queria, pq não tinha creme, as minhas amigas insistiram e eu lá cedi. Não tem 1/10 da piada, lamento.

Jolly Biafra - muito benvindo ao meu estaminé! Bem me parecia que serias tu...