quarta-feira, maio 30, 2007

Intervalo para comprar pipocas

Segunda ao fim da tarde fui ao cinema. Cinema português, O mistério da estrada de Sintra. Ao contrário do que o Psyhawk diz (ainda que tenha razão) - Regra nº5- Se o filme for português tem que haver um nú frontal - neste caso, temos pena mas não há. E temos pena porquê? Porque, sendo cinema europeu (quer dizer, nem é Hollywood nem Bollywood), temos aquilo a que eu chamo de nú verdadeiro (gajos cheios de pêlos e tipas com celulite e banhita a la gorda de Picasso) e não um... sei lá como chamar... photoshop em movimento?

Por falar em photoshop, eu nao sou (muito) má lingua, mas já viram o cartaz que anda por aí da Cláudia Vieira? Bolas, já por duas ou três vezes que passo por um dos milhentos que andam a causar acidentes por Lisboa (e, creio, pelo resto do país) e comento com algum amigo que a tipa é mesmo jeitosa e ouço o mesmo comentário: "Ó Actriz, aquilo é muito photoshop...". Eu bem digo que o mundo anda a girar ao contrário. À uma (cá está outra expressão que eu gosto particularmente) porque eu é que começo a comentar de forma positiva um cartaz de uma giraça seminua; às duas (esta acompanha sempre o à uma, tem que fazer algum sentido, digo) porque quem deita abaixo são eles. Vai uma tipa esclarecida compreender este pessoal O que vale é que nem me dou ao trabalho de o fazer, sostrinha como sou...

Voltando ao filme: fui com aquela prima da geração dos meus pais com quem volta e meia me cultivo (ver isto). Cheguei à conclusão, uma vez mais (sim, por vezes, é preciso passar por elas vezes sem conta e nem assim aprender, mas não será o caso, foi apenas uma constatação), que eu e a minha prima temos gostos diferentes no que toca à arte. É que eu gostei mesmo do filme. Ela também não.

Até compreendo. É que aquilo é mais do que uma adaptação disto, é levado mais além, sai do esperado e do que possa parecer lógico, ou suportavelmente racional.
Daí ter gostado; é que, a páginas tantas, já pouca coisa fazia sentido, haviam histórias a mais, versões mais ou menos aderentes à realidade, trama e intriga levada ao extremo. Confunde-se ficção com vida real. O que efectivamente foi e nunca se saberá; o que nunca aconteceu pois não passou de uma história inventada; e a adaptação da versão, imaginada ou não. Demasiado parecido com a realidade, quanto a mim.

E eu tenho tendência para gostar daquilo que me faz sentir identificada, sobretudo se é complexo. Porque os opostos se atraem*... e eu sou sofisticadamente simples.

[Pausa]

Ir ao cinema fez-me lembrar... a última vez que fui ao cinema (coerente, hein?)
Curiosamente, aqui em Lisboa, com a mana mais fixe do mundo (a minha, claro!)... em Janeiro!
O filme? Babel. Excelente filme, diga-se.

[Nova pausa]

Entre um filme e outro, uma série de curtas-metragens, filmes mudos e conversas de surdos, comédias e tragédias (tragicomédias), melodramas de chorar baba e ranho, terrores e horrores, suspenses de arruinar a minha paciência, foram sucedendo à frente dos meus ricos olhos castanhos. Escuros. A condizer com as sardas que começo a ganhar no nariz.

[Ainda outra pausa]

Porque tenho uma vida para ser vivida e outras preocupações que me consomem tempo e paciência...
...outros objectivos, projectos e interesses
...amigos e família que ando a descurar
...leituras para colocar em dia
...exercício físico e actividades ao ar livre

Creio que estará na altura de fazer uma pausa mesmo. Daquelas a sério.

Voltarei no início do Verão. Prometo! E eu, para além de não mentir e só inventar fora da vida real (ou seja, aqui), cumpro as minhas promessas... o que não sei bem ainda é se é no início DESTE Verão ou mesmo O QUE É PARA MIM o Verão, mas isso são filmes meus, hehe... ai a beleza das palavras, podem querer dizer tudo e nada ao mesmo tempo, dependendo dos filtros que estamos a usar, do que queremos ver, ou até do que nos parece mais conveniente. Irei, definitivamente, curar-me deste vício também... ainda que escreva por impulso e compulsão. Mas também isso tem cura.

Quem me conhece, sabe onde me encontrar (questão relevante: e quererão encontrar-me?) e sabe os meus contactos. Quem não me conhece, não perde nada, logo, o assunto está por si mesmo resolvido! E podem sempre deixar comentário ou enviar mail. Simpática como sou, até seria gaja para responder aos mails.

Beijos, abraços e até à segunda parte! Nos entretantos, vou matar saudades de mim mesma. E visitar e comentar de vez em quando, ok?

* Os opostos atraem-se... e tocam-se no infinito, pois muitas vezes são espelho um do outro.

Creio que bati o record de links neste post. Se calhar é por pensar que está tudo interligado... ou não! (não resisti, foi mais forte do que eu)

26 comentários:

Unknown disse...

Mas isto afinal foi uma curta metragem? temos que por a conversa em dia de novo que me cheira a esturro.
Faz o que quiseres, a mim tambem sabes onde encontrar-me. beijos

Martini Man disse...

Cara Gloria (Swanson)

Os dois filmes que mais gostei ultimamente foram "Paris, je t'Aime" e "Manual do Amor". Une-os o facto, doce Laureen (Bacall), de serem no fundo curtas metragens interligadas ... ou não! Ou sim, Marlene (Dietrich), que isto das ligações tem muito que se lhe diga, e nem sempre são aparentes ou mesmo perigosas.

Se há coisas que esses filmes me ensinaram, Marlyn (Monroe)é que nos tiveram a enganar este tempo todo com a história das longas metragens, Bette (Davies - Ui.. que isto lembra-me uma musica!)

A vida não é uma longa metragem que termina com um final feliz e um imenso the end ao por do sol.

A vida são exactamente esses pequenos episódios, ligados ou aparentemente não, dos quais somos Actores Principais.

Bela Claudia (Cardinale), foi um prazer ter bebido Martinis consigo.

(è impressão minha ou já não se ouve o som da montanha russa?...)

Mae Frenética disse...

Oh... não vás...

Ck in UK disse...

Es uma fraca!!!!!

Babe Certificada disse...

Olha, comecei a ler o post animada e tal... depois, foste divagando e às tantas perdi-me. Como vejo o pessoal a despedir-se deduzo que vás de férias e coiso e tal. Se não for isso, fica na mesma o voto de Boas férias!

Joao disse...

Despedida? Agora que eu começava a frequentar o local? Ohhh :(

Mas acontece, faz parte acabar para depois começar (ou recomeçar)

Bons ventos te acompanhem (ou levem)!

Mariza (P.Gira) disse...

olha que o intervalo não seja tão interminável como aqueles que costumam acompanhar a programação do horário nobre da tv ;)

Bjkas e até ao teu regresso

Maariah_r disse...

Tinha de ser!!!

Estava eu aqui a imaginar o comentário que ia fazer, dizer que gosto MESMO de te ler, com entre aspas, parentises, pensamentos dispersos, pausas, e no fim dizes que vais embora!!!

És a minha actriz favorita!!!

Fica bem e deixo-te um adeus ( até ao teu regresso, espero)

Afgane disse...

Cheguei agora ao final dos links e terminei de ler o post. Tenho pena de ainda não ter podido ir ver o filme, confesso que estou bastante curioso, muito embora não seja grande amante do cinema europeu reconheço-lhe um grande mérito no realismo. O cinema de Hollywood é o cada vez mais do mesmo por isso a opção é ficar à margem e só ver quando apetece muito.
Mas diverti-me com este post. Espero que o seu intervalo seja agradável e até breve

Firehawk disse...

Please...que não seja um intervalo TVI! Pelo menos o telelé funciona?! Olha que te ligo já amanhã! Fico á espera! Pelo caminho, minha Scarlet, fica aqui uam lição...é que não foste ver um filme portugu~es, mas uma co-produção brasileira... por isso é que a regra 5 não apareceu. Tudo explicado. Beijos

João Melo Alvim disse...

Acho mal. Disse.

AEnima disse...

Prioridades.

Quero o $ do bilhete refundado. Afinal, o filme acabou ao intervalo...

Teresa disse...

Irra, eu estou com a AEnima!
Então agora fico a olhar para o ar??!!

Licença sabática?!

P.S. Quem é a Cláudia Vieira?

Beijo enorme.

Blade disse...

Umas boas férias...

Não demores muito a regressar ao grande écran porque sem a Actriz Principal não podemos continuar a longa metragem.

Como dizia um amigo "Laife Ize a Movi". Eu digo "Make sure yours a good one!"

Bjks,

Diabba disse...

Aton chavala?

Bom... compreendo-te e, por isso sei que voltas!

Tb tenciono deixar de vez em quando de postar e dp voltar, ao sabor das minhas vontades.

Beijo d'enxofre e porta-te mal! (garantidamente é mais divertido ;-) )

calamity jane disse...

aiaiaiaiaiaiai! Tá mal, ai tá mal, tá mm mal. Além disso , 2 coisinhas:

1) o verão já chegou. Podes voltar.
2) o que é sostrinha?

À espera da continuação

Anónimo disse...

Não é bonito.
Depois de avisares da existência da coisa (do blog, entenda-se)resolves pôr tudo em banho marisa.
Como qualquer leitor do blog é livre de daí retirar livremente as suas inalações, também eu estou tentado a especular (não, não ia fazer qualquer tipo de trocadilho com esta).
Como a fita não pode seguir sem a Actriz Principal, os meus poderes de indução dizem-me que o título "Intervalo para comer pipocas" tem um duplo significado. Acho bem ... mas eu preferia mesmo batatas fritas - e esta frase, ao contrário das demais, não foi aqui colocada por tentativa de chalaça ou trocadilho, mas simplesmente para mostrar o meu B.I.!
Beijos... e perdoa-me pelo banho marisa, que não consegui resistir.

De joelho no chão me despeço,

Incógnito, ma non troppo

Marta disse...

Pensava que os intervalos só duravam 10 minutos! :)

Actriz Principal disse...

MELÕES

Creio que estamos combinados para o S. João, certo?

MARTINI MAN

Definitivamente, percebes mais de cinema do que eu! É que desse mundo, só mesmo o meu nick!

MÃE FRENÉTICA

OK, já voltei!

Actriz Principal disse...

CK IN UK
Fraca o caraças, tá? Olha agora fraca! Ocupada... com vida interessante... com outras coisas para fazer...
Humpf!

BABE, A CERTIFICADA
És mais distraída que eu, já vi... deve ser coisa de gaja do Norte ;-)

JOAO
Pronto, já cá estou, que não seja por isso.

Actriz Principal disse...

MARIZA (P. GIRA)
Sabes que, ainda que andasse longe destas lides bloguísticas, não preciso de andar longe do resto. Temos sempre as nossas saídas, basta querer!

MAARIAH
Obrigada pelo elogio! (ó pra mim a corar).
Contudo, devo dizer-te que não sou nada boa a representar na vida real, sou demasiado transparente.

AFGANE
Vou poucas vezes ao cinema, mas gosto cada vez mais de filmes europeus, que são os que normalmente me farão pensar mais.
Quanto a este que menciono, conheço mais quem tenha ido ver e gostou. Mas somos todos diferentes (e ainda bem!, digo eu).

PSYHAWK
Estás oficialmente nomeado como o meu assessor de eventos; afinal de contas, sabes bem onde estão todas as estrelas... e as pseudo-famosas também ;-)

Actriz Principal disse...

JMA
Curto e grosso, como sempre. Se não te conhecesse, diria que tens mau feitio. Na prática, és um gajo fixe. Pena que me contes as novidades com quase... UM ANO!!!!! de atraso.

AENIMA
No worries, o filme continua!
Beijos grandes, tenho saudades de te ler, também tu andaste a fazer uma pequena pausa...

TERESA
Acho melhor que fiques a olhar para algo com mais interesse, afinal de contas não me pareces ser pessoa para ficar a olhar para o ar. Ainda assim, se quiseres continuar a olhar para estas bandas, podes sempre ir espreitando... pois eu adoro quando me visitas!
Beijinhos!

BLADE
Temos é de discutir outros filmes, nomeadamente os livros que andas a ler... fiquei interessada, até porque parece que andamos, de certa forma, na mesma boa onda.

Actriz Principal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Actriz Principal disse...

RODRIGO
Obrigada pela visita e comentário.

DIABBA
A minha vida irá tornar-se bem mais interessante, pois decidi começar a portar-me.. bem! Ainda assim, creio que será muito mais divertido, até porque, nos últimos tempos, é só rir!
Adoro paradoxos!

CALAMITY JANE
Sostra (ou calaceira) são expressões do Norte, que são sinónimos de preguiçosa.
Na prática, apenas sou preguiçosa para aquilo que não é nem muito urgente nem muito importante, ou seja... quase tudo?

Actriz Principal disse...

INCÓGNITO, MA NON TROPPO

Olha lá, é batata frita não bastava como nick, não? Mania da complicação, pá! (estes grrs todos apenas servem para verificares que sou eu, sim, a mau feitio!)

Agora que já sabemos quem somos (isto de enviar mensagens subliminares é fixe, acredita), deixa-me estender o tapete vermelho (foi para a lavandaria há pouco tempo, chegou no outro dia) e dizer-te:
WELCOME!!!! É um prazer ter-te aqui a espreitar volta e meia... ou meia volta, como preferires, pois, como és da casa, estás à vontade.

Contudo, meu caro, não sei se te perdoo essa do banho marisa... é que ainda me está aqui atravessada. Mas, como sempre, estiveste bem ;-)

Roger, over and out. rsrs (imagina que será um riso estúpido tipo Muttley - http://www.hotink.com/wacky/dastrdly/index.html)

Actriz Principal disse...

MARTA
Também eu pensava muita coisa, depois pensei outras diferentes, e depois ainda pensei mais... e olha, fiquei exausta de pensar! Concluí (após muito pensar, claro!) que pensar não é o meu forte.
Estou de volta, pá! E a culpa também é tua!
Beijos enormes!