quarta-feira, julho 04, 2007

Ideias sem nexo - II

Ainda não sei muito bem como irá acabar este post, mas avizinham-se aí umas três… vá lá, quatro ideias sem nexo, sendo todas no seguimento de uma outra ideia perfeitamente descabida… que (e isto é verdadeiramente inacreditável) não é minha! (leitura: o mundo está perdido; há mais quem ouse ter ideias sem nexo… e as divulgue).

Bom, agora que deixei passar aí umas 48 horas desde que devo ter ouvido falar desta ideia pela primeira vez, creio que já consigo mencionar o assunto sem urticária. Penso.
Sem mais delongas, temos a ideia sem nexo Gama: a instituição do Dia Nacional da Fruta!

Para começar, não vê envolvida nenhuma associação de agricultores, produtores, importadores ou até mesmo exportadores (e a lista pode continuar desde que as palavras terminem em “ores”) de… fruta? Como tal, não me parece ver aí uma grande massa associativa. Sim, porque nestas coisas de “dias de algo”, há que imaginar o pessoal todo junto a formar número, massa crítica, com cartazes e palavras de ordem.

Para continuar, o barulho do site irrita-me até mais não poder, pois não suporto o ruído do bater de asas de insectos. Não compreendo como é que alguém teve a ideia (peregrina) de meter um moscardo (ou lá que bicho nojento é) pelo meio.

Depois, porque não estamos a falar de fruta… como colocar isto?... hum… sei lá… fresca? Inteira? Por descascar e trincar? Quer dizer, onde é que está a dificuldade de pegar numa maçã, lavá-la… e comê-la?

Terminando as críticas fáceis e baratas (se era hoje que pensavam que iriam ler um post com contraposições sérias e já se tinham levantado para celebrar, esqueçam, isso não irá acontecer proximamente; contudo, e uma vez que já se levantaram, tragam-me um copo com água, por favor), alerto para a possível rebelião que possa surgir no seio de outros alimentos, com especial destaque para o aipo, a fartura, o bife da vazia e o patê de cogumelos. Aliás, tenho quase a certeza que isto ainda vai dar molho, pois iremos assistir a uma verdadeira luta pelo protagonismo da espécie, os alimentos ir-se-ão reunir nas suas classes e aí quero ver quem é que vai pôr termo a isto.

Mas tenho umas sugestões, que isto não é só crítica a atirar para o gratuito:
- Ideia sem nexo Delta: a criação do Dia Nacional da Hortaliça
- Ideia sem nexo Épsilon: a instituição da Manhã Internacional dos Cereais
- Ideia sem nexo Digama: a divulgação do Lusco-Fusco Mundial do Iogurte de Aromas de: Baunilha, Banana, Morango, Pêra e Alperce.
- (…)

Bem sei que nada disto faz sentido, mas, reparando bem, nem fui eu quem começou…
…mas verdade seja escrita: com tanto dia disto e daquilo, a coisa até perde grandemente a sua importância relativa. Porque, no fundo, ao estar a fazer com que tanta treta seja especial com o “dia nacional”, “dia internacional”, “dia mundial” (um dia hei-de dedicar-me a perceber a diferença entre estes dois últimos, mas agora tenho outras ideias sem nexo para pensar), fazendo até com que o mesmo dia seja dia de uns bons sete ou oito temas que não deverão ter rigorosamente nada a ver entre si, obtém-se o resultado inverso, ou seja, a banalização do mesmo.
Infelizmente, desta forma estaremos a fazer com que assuntos que são realmente merecedores da atenção de todos, sejam diluídos no meio de outros “dias de”.



E tudo isto porque se fosse a escrever sobre o que me ocupa a cabeça, teria saído qualquer coisa sobre oportunidades, certezas, timings e preços.

8 comentários:

Unknown disse...

Viva mas e o dia regional de como por a cabeca do meloes pior do que uma melancia por causa da agua em que esta se transforma a ler tao intrincado percurso para definir uma ideia simples mas sem nexo.

Babe Certificada disse...

Concordo... com o título.

Actriz Principal disse...

MELÕES

Ai é?
Já vais ver o que vou fazer, ai vais vais! O próximo post está a ser pensado... para ti! (aviso à navegação: esta é a altura em que deverás começar a tremer como varas verdes)
Curioso que tenhas lido a ideia, percebido, tacitamente concordado, e ainda... deixado um comentário!

Actriz Principal disse...

BABE

Se imaginasses a quantidade de ideias sem nexo que vou tendo conhecimento todos os dias na rádio, tv, net, emprego, colegas, etc...
Aqui entre nós, se fosse a escrever sobre tudo isso, a cada 3 dias esgotava o alfabeto grego e o cirílico, só a nomear patetices peregrinas!

Mariza (P.Gira) disse...

Ainda há pouco tempo andei a investigar os dias comemorativos para um trabalho que ando a desenvolver. Espanto, dos espantos, foi verificar que se comemora o Dia de Usar Meias Esquisitas. Depois desta descoberta já acho tudo normal.

Bjkas

Marta disse...

Ai milher, tu não escrevas sobre o que te vai na cabeça, senão amanhã de manhã ainda estás aí sentada na cadeira e ainda não terminaste o post! ehhh

kisses

Actriz Principal disse...

MARIZA

Já agora, em que dia calha tão louvável evento?
Há algum site a referir que meias usar nessa ocasião?

Beijos!

Actriz Principal disse...

MARTA

Bocê até me conhece mais ou menos benzito...

Acho que nem com muita tentativa de meditação isto vai lá. Ai não vai, não!

Beijos!