segunda-feira, junho 18, 2007

As minhas últimas 5 leituras: as verdadeiras – I*

Nota mental: da próxima vez que escrever um post de jeito – se isso alguma vez acontecer – há que pensar num título melhorzito, pois este “as verdadeiras” quase faz pressupor que existem umas falsas; o que me salva é o quase - logo, estou safa!)

[Sorriso safado número 2, troca o passo e siga a dança]

Cada vez mais acredito que nada acontece por acaso e que as coincidências servem para nos mostrar algo, a nós ou a quem nos rodeia. Daí a possível explicação para ter lido “O meu ponto G”.

O facto de este livro me ter caído nas mãos tem uma história. Cortando as partes que não serão relevantes e sumarizando: o dito não é para mim, mas foi-me passado para que eu o entregue ao destinatário final. Ora, como o mesmo não se consome se for lido mais do que uma vez, pensei: “olha olha, vamos lá ver o que está aqui escrito, já que até tinha passado pelo blog uma vez e tinha ficado curiosa”.

Não vou aqui construir uma opinião sobre blogs que dão em livros e etc, pois até fico contente cada vez que um deles dá nisso, até pode ser que um dia alguém se lembre de me dizer que as patacoadas que eu escrevo ficariam bonitas no papel, em letra Times New Roman, tamanho 12 e com espaços de 1,5. Porquê? Porque é capaz de compor um bocadinho o orçamento lá de casa. Para além disso, só me faltaria plantar uma árvore (já que salsa, rosmaninho, cebolinho e coentros não contam) e ter um filho.

A verdade é que a narrativa se torna repetitiva e perde um pouco o entusiasmo; uma coisa é ir vendo as actualizações do blog; outra será ler de rajada histórias muito semelhantes, sem grandes inovações.

Por outro lado, não é o meu género de leitura. Ainda assim, acho lindamente que a Felina escreva o que bem lhe apetece, que dê azo às suas fantasias e que dê o exemplo muito saudável de uma mulher que se sente completa e é perfeitamente normal! É uma lufada de ar fresco na mentalidade pequenina que, infelizmente, nos caracteriza enquanto povo.

Mas, como escrevia, não será o meu género de leitura. Já uma vez, há alguns anitos, comecei a ler o “Opus Pistorum” do Henry Miller, e parei ao fim de 70-80 páginas. É que eu não sabia que aquilo era completamente explícito e pornográfico. Fiquei a saber. Ponto.
Na prática, assim como os homens preferem ver uma mulher semi-nua e não completamente descascada, eu gosto de ler histórias que descrevem o ambiente, os olhares, os desejos, os pensamentos... e não a descrição exaustiva dos actos em si próprios. A explicação é muito simples: esta última opção pouco ou nada deixa à imaginação.


Voltando às coincidências. Apenas tinha começado a ler, quando alguém que me é muito querido pegou no livro, abriu-o e leu uma parte. Começámos a trocar ideias sobre que tipo de literatura nos fascina ou não, pegámos em algumas partes que criticámos e outras que enaltecemos.


No dia seguinte, li um conto interessante e profundo, estimulante mas não óbvio, ternurento, meigo e muito sensual, imaginado mas com um pequeno toque de realidade... enfim, pleno!
Mas não foi escrito pela Felina, não...

* - Isto de dividir as minhas leituras por partes em diferentes posts é só para fazer render o peixe... ou não!

16 comentários:

AEnima disse...

Nao conheco o blog que deu em livro. Ha alguns anos atras, sem nunca ter lido o blog, comprei o "O meu pipi" e ofereci ao meu pai, achando que ele ia curtir, pelo que tinha ouvido falar do livro. Quando um dia peguei nele e li achei brega... ha formas e formas de ser porco e ter piada. A desse "Pipi" era so porco, so baixo nivel. Fiquei bue envergonhada... nao por dar um livro daquele teor ao meu pai (ele ainda e' mais depravado e levado para a maladragem que eu), mas por ele ter pensado que eu gostava daquele livro e por isso o ofereci.

Desde ai, blogs e livros... nao! Ainda nao comprei mais nenhum. E antes de comprar, ha que ler o blog de fio a pavio muito bem para ver se acho digno de estar em papel. Gosto do do rafeiro perfumado. Talvez mude a minha opiniao.

Sera que da para adivinhar quem e' que escreveu o conto que falas?!?

Marta disse...

Andas a ler umas coisas giras! Finalmente revelaste-nos o ponto G! :)))
Já tinhamos conversado sobre esse tipo de escrita! Também não gosto, a não ser dita numa mensagem a dois com outro significado e outro estimulo.

Também gosto muito do rafeirinho!

Bejufas grandes

Diabba disse...

ahhhh peixe às postas??

Esta coisa dos blogs em livro... é a parte do rabo e das barbatanas do peixe, não é??

Beijos d'enxofre

Actriz Principal disse...

AENIMA

Lembro-me perfeitamente de "o meu pipi" enquanto blog, estava em Itália e os meus colegas portugueses partiam-se a rir com alguns textos. Eu confesso que achei piada a um ou outro; mas, na sua maioria, são de um nível muito rasteirinho (aparentado do cão-crodilo... ora cá está a piada seca do dia!). Creio que deve ter sido o primeiro blog a transformar-se em livro.

Se não foi esse, terá sido talvez o dos Gato Fedorento, livro esse que comprei e gostei. Obviamente, os textos são completamente diferentes e de um humor que aprecio infinitamente mais. Para além disso, abordam temas diversos, não se tornando monótono.

Quanto ao Rafeiro Perfumado, descobri-o apenas na semana passada, e sei que está a ser editado em livro. Irei dar uma vista de olhos mais aprofundada, pois já ouvi falar muito bem.

Em relação ao conto, acho muito bem que vás treinando os teus poderes divinatórios; aliás, no seguimento dos comentários trocados no post anterior sobre facturação extra, há que começar em algum lado...

Beijos

Actriz Principal disse...

MARTA

Por acaso, até ando a ler sobre "coisas" bem mais giras; e, como prometido, irei aqui postar, no seguimento do desafio.

Quanto ao resto, ambas concordamos: tudo dentro do seu contexto, certo?

Beijos, temos de combinar outro café

DIABBA
Neste caso, e por comparação ao prazer e curiosidade que obtenho com os outros livros que li recentemente / ando a ler... sim, é por aí.
Mas isso é igualmente influenciado pelos interesses que vou desenvolvendo ao longo do tempo, não é? Hás-de compreender assim que publicar o resto.

Beijos

Mae Frenética disse...

Eu apenas gostei de um livro a partir de blog q foi o "No parapeito", da Rita Ferro Rodrigues.

É um bocado como tu dizes, ler um blog dia a dia é diferente de ler tudo de rajada num livro.

Actriz Principal disse...

MÃE FRENÉTICA
Ora aí está um blog / livro que não conheço!
Sinceramente, creio que a escrita e o objectivo de um blog serão diferentes da escrita e do objectivo de um livro. Contudo, aceito que hajam excepções que resultem lindamente.

Beijinhos!

M.B. disse...

Considero os blogs uma forma muito agradável de partilhar e ler pensamentos, largados como salpicos. Fazem sentido como blogs, transformá-los em livros é apenas uma oportunidade financeira por alguém, e por vezes, bem fisgada.

VF disse...

Andas a ler coisas estranhas mulher...
Um dia destes ainda arranjas um problema nos olhos.

Eu vou esperar para que esse livro dê um filme, será talvez mais fácil compreender a história... e se tiver a Soraya Chaves como protagonista a história nem é uma coisa absolutamente fundamental!

Actriz Principal disse...

GATO GASPAR
Bem-vindo!
Acho que o comentário resume muito bem aquilo que penso.
Obrigada!

VITOR
E mais estranhas ainda são as leituras que irei revelar de seguida.

Se fosse filme de Hollywood, deixa-me adivinhar: Eva Longoria?

VF disse...

Não me digas que são livros daqueles com letrinhas pequeninas e sem bonecos...

Chiça!

Hollywood Eva Longoria, já se fosse em NY seria a Jennifer Garner, podendo se fosse realizado na europa ser a Monica Belucci!

E pronto e com isto me vou...

Actriz Principal disse...

VITOR
Sim, são! Que querias, se fossem só com imagens e para pintar, seria acusada de roubo por parte do W. Bush!

Se fosse no México seria a Selma Hayek... no Brasil nem sei, já não vejo novela brasileira há muito!

Então vai...

chiqui disse...

Eu pessoalmente acho que fazer dum blog um livro e um bocadinho patetico.
Consigo perfeitamente visualizar o tedio de "ler um blog em papel".
Ate o tipo de escrita de um blog... nao me parece muito literario, publicavel. Nao sei, tou so a mandar umas bocas para o ar, porque sinceramente nunca li nenhum.
:))

Afgane disse...

Gostei dessa do ponto G que uns dizem existir e outros discordam. Blogs em livro parece estar na moda e não é que alguns o não mereçam, mas na verdade acho que o blog vive num ambiente diferente do livro, pelo menos da forma de escrita que gosto. Um blog em livro será um livro de múltiplas histórias, na minha perspectiva eu teria que as ligar entre si mediante acrescentar de texto. Opiniões.
Estou a gostar bastante deste espaço e aprecio a sua forma de escrita, é interssante e bem disposta, um prazer de ler.
Até breve

Firehawk disse...

Ok...considero esse livro, bem perto de um que eu tenho chamado: o meu pipi. No fim, aquilo é tudo um bocadinho igual. Fiquem-se pelos blogs... os livtos de blogs são BORING! (ao som de Big Girls Don'T Cry- Fergie: hoje apetece-mme por nos posts o que ando a ouvir...podia-me ter dado para pior!)

Actriz Principal disse...

CHIQUI
Quando descubro um blog novo, tenho uma certa tendência para ir lendo os posts, do mais recente para o mais antigo. E assim, de rajada, por vezes perde um pouco o interesse. Obviamente, depende dos temas abordados e da forma como se escreve.
Mas acho que há tanto blog por aí que alguns até seriam "publicáveis".

AFGANE
Após ler o seu comentário, foi-me difícil voltar a colocar uma expressão minimamente séria, tão grande foi o sorriso que me provocou. Muito obrigada!

PSYHAWK
Olha que o livro dos Gato que reune textos do blog não é boring. Mas, claro está, estamos a falar de 4 gajos, ainda por cima com piada e uma boa dose de inteligência e cultura.
Quanto à música: miúdo, tu divulga o que andas a ouvir. E, se quiseres, canta!, que o pessoal quer-se é bem-disposto! E a dar, que dê sempre para melhor ;-)
Beijinhos