quinta-feira, junho 28, 2007

Pequenas e grandes pérolas – VI + Expressões que eu gosto

Pois que tento aqui reunir vários temas ao mesmo tempo, dando alguma (pouca) organização aos mesmos, já que pouco terão a ver uns com os outros, mas quero escrever sobre todos eles e não me está a apetecer dedicar posts integrais a cada um. E tenho mais que fazer, ora bolas!

É que nunca há tempo para nada, e ainda menos quando vou de fim-de-semana a casa. E este tinha bónus: São João + visitas dos amigos estrangeiros da minha mana, que nós temos a mania que somos muito internacionais.

Pequenas pérolas:

- Almoço de Sábado: francesinha com vista para o rio Douro. Vá lá, é que nem me recordo quando terá sido a última vez que enfardei uma... pelo menos há dois anos...

- Na continuação do tema comida: jantar de Sábado e almoço de Domingo. Sem comentários para além de: exagero e muito bom!

Grandes pérolas:

- Copo com o Melões (e não só) na Sexta no Twins, com direito a longa sessão de comentários sobre quem passava, de perto e de longe, pois ninguém escapou às nossas bem afiadas línguas. Não nos deu para dançar... olha, deu-nos para comentar as espécies que decidiram frequentar tão elegante local na mesma altura que nós;

- Turismo na própria cidade: viagem de barco (travessia das 6 pontes – sim, que nós não fazemos a coisa por menos!!! São logo seis e não se fala mais no assunto, a não ser que seja para construir mais uma... ou duas, já agora!) com direiro a ir para a cabine do capitão e fazer a viagem toda lá, uma vez que a proa já se encontrava cheia de puboum. Até agora não entendo como aconteceu, mas a verdade é que, mal entrei no barco, comentei algo do tipo “eh pá, já não temos lugares cá fora, acho que teremos de ir lá para dentro, o que é uma pena, pois aqui parece mais giro”; logo de seguida, um senhor com toda a pinta de velho lobo do rio virou-se para mim e disse “olhe, sigam em frente até ao fim do barco, subam as escadas e podem fazer lá a viagem”. Quando lá chegamos, percebemos que era a cabine do comandante, com o leme e mais os restantes aparelhómetros. Enfim, once VIP, always VIP.

- Visita a duas caves de Vinho do Porto (incluídas no bilhete do passeio de barco), com direito a dois copos de prova em cada uma delas...

- Noite de São João: o fogo, os balões, as marteladas, a animação, as festas na rua, o mar de gente por todo o lado. Tudo! É, definitivamente, a minha festa favorita!


And now, for something completely different...

Comecei a reunir meia dúzia de expressões que considero engraçadas. Creio que algumas são de lá do Norte, mas não tenho a certeza sobre quais são usadas onde e por quem. Para além disso, a maior parte delas não serão mais do que calinadas no português, mas isso não me impede de gostar delas da mesma forma... E como não me apetece explicar o que elas significam, deixo aqui frases soltas, sem ligação, em que reúno de forma mais ou menos coerente as ditas expressões (é que nem eu sou a Edite Estrela, nem as expressões representam bom português, antes pelo contrário!), de modo a que se entenda o que querem dizer. Acho.

Aqui há atrasado, numa ocasião, em antes do São João, fui tomar café com um amigo que é, também ele, do Porto. Como até moramos relativamente perto um do outro, ele até me foi buscar, pois a minha casa fica em caminho do café.

Assim como assim, a bem dizer, até vai tudo a eito, pois vai-se a ver e falta-me tempo para fazer isto com mais vagar.

De modos que, ó depois de saber as novidades... olha, tou prá minha vida!

Gosto, prontos!

11 comentários:

Loretta disse...

Há umas poucas semanas também fui dar uma voltinha ao pé do Douro. Perdi-me enquanto procurava a estação de São Bento e fui parar ao rio.

Sofia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mulheka disse...

Pois que eu gosto muito da "em antes" e uso muito a "A modos que".
Tb uso a "ó depois" mas de uma outra forma: "óspois ou ós despois" e para finalizar gosto muito da: "tás armada ó" que tens muitas vertentes: "tás armada ó fina", "tás armada ó importante" etc etc etc

(oops, o comentário apagado é meu! é o que dá ter duas contas eheh)

AEnima disse...

Ai, "ouve la", que eu nunca mais vou "para a tua beira"!... Que saudade dessa "gente da terra" que e' tao "riquinha". "Valha-me Nosso Senhor Jesus Cristo"!


Tenho uma avo com uns termos muito provicianos e engracados... especialmente nas asneiras. "De repente", estou-me "a alembrar" de:

- vai mijar de leque e cagar de fisga.

e o ja famoso:
- vai borda'merda.

Beijocas nortenhas

Rakel disse...

e o:

Bai no batalha...

Mae Frenética disse...

LOLOLOL pras expressoes!! Olha q eu uso algumas!!

Actriz Principal disse...

LORETTA
Ora aí está uma excelente desculpa para comprares um GPS...
Pois olha, eu tenho tendência para me perder nos pensamentos de cada vez que dou corda aos calcantes e me meto a caminho. Começo a fazer contas à vida e quando volto à realidade (nunca quero, mas lá terá de ser), já passou uma porrada de tempo e quase que fui a Marrocos!

MULHEKA
Pois eu também gosto muito do "óbla, tás armada em carapau de corrida?"
Acho que irei acrescentar mais estas expressões e outras num outro post...

AENIMA
E aquela: "ai, que se continuas assim tás aqui tás a apanhar um arraial de porrada, que ficas a contar paralelos e a cuspir fininho...". Subtil, não é?

"Veijus" para ti "tambénhe"

SOU EU!!
Ora bem-vinda!
Bai no Batalha é uma expressão que não uso; alternativamente, gosto de mandar o pessoal passear, ou dar tanga a outro.

MÃE FRENÉTICA
É natural, especialmente para nós, tripeiros.
Beijinhos

AEnima disse...

Nao conhecia essa! Fiquei aqui a rir-me fininho! :)

Firehawk disse...

essa das expressões é de morrer a rir. Tu não estás é bem! lol

Unknown disse...

O meu pai e um perito nessas coisas...
com o seu: Vai dar uma volta ao bilhar grande;
ou:
Baixa a bolinha que o guarda-redes e anao!
Beijos

Actriz Principal disse...

AENIMA
Ainda assim, continuo a preferir uma minha que já se tornou um clássico: "gostaria de ter ouvir a dizer issso... sem os dentes da frente...". É que esta demora aí uns 5 segundos a ser processada!

PSYHAWK
Pois não! Mas fica entre nós, ok?
Beijos!

MELÕES
A da volta ao bilhar grande faz-me lembrar o ir abaixo de Braga. Ambas querem dizer mais ou menos ou mesmo, certo?
Beijos, espero que tenhas feito uma boa viagem de regresso.