sexta-feira, junho 22, 2007

As minhas últimas 5 leituras: as verdadeiras – IV

"Reiki, as raízes japonesas" de Sandra e Jorge Ramos
"Escuta o teu corpo" de Lise Bourbeau

E aqui revelo que tenho uma costeleta New Age...

Estas são as leituras que tenho em banho-maria, vou lendo, vou parando e intercalando, enfim, vou aprendendo devagar, mas sempre com curiosidade. É algo que vou fazendo ao meu próprio ritmo, trata-se de uma aprendizagem individual, ainda que me pele por uma boa conversa sobre assuntos menos ortodoxos.

O primeiro livro saltou-me à vista em Dezembro do ano passado, numa das minhas digressões pela FNAC do Gaiashopping; foi graças a ele que conheci o Ankh e fiz o nível I do curso (Shoden), dado precisamente pela Sandra e pelo Jorge (pessoas excelentes que adorei conhecer).

O segundo foi-me oferecido por uma amiga da minha mãe, amiga essa que me é muito querida. É uma pessoa muito sensível e genuinamente preocupada com o bem-estar dos outros; enfim, um doce de pessoa. Foi ela que me falou d' A Profecia Celestina do James Redfield... há cerca de 8 ou 9 anos atrás. E foi nessa altura que comprei a Profecia e a li, assim como A Décima Revelação, A Visão Celestina e até o guia experimental da Profecia.
Muito do que li está esquecido, mas creio que vou sempre retirando as mensagens principais.

Mas, mais importante do que ler livros sobre troca de energias, meditação, guias espirituais, Yôga e outros temas, é fundamental saber viver. De nada nos serve armazenar uma série de informação e gastar o nosso tempo apenas virados para nós próprios. Na prática, existe um mundo lá fora e (a agora vem uma expressão digna da nossa querida Lili Caneças) a vida é para ser vivida!

Gostaria apenas de deixar um pequeno apontamento: a vida é para ser vivida e bem, ok? Já cá mencionei antes que não sou moralista, mas a verdade é que recebemos aquilo que damos, temos de volta aquilo que transmitimos. Não é treta New Age nem a profecia da desgraça, muito menos e chantagem infantil do "se te portares bem o ano inteiro, terás a boneca que queres no sapatinho, pois o Pai Natal está atento"; mas a verdade é que, nestes breves mas preenchidos 30 anos de passagem por aqui, já tive inúmeras vezes a oportunidade de verificar que a expressão what goes around, comes around é válida. E muitas vezes nem aconteceu comigo...

Bom fim-de-semana! Não sei quanto a vós, mas eu irei dedicar-me a actividades pagãs (após passar uma noite a venerar o Santo António na semana passada, irei aventurar-me noutra que promete ser ainda melhor: São João amanhã à noite, na terrinha, pois claro!) e pouco espirituais (a não ser que bacalhau espiritual faça parte do menu do jantar na Ribeira de amanhã...). É que a vida também é curta!, e se encarnei, deixa-me levar o corpinho para onde ele está bem.

Ah!, que já me esquecia...
E aqui termina o desafio deixado pela Teresa. As minhas últimas 5 leituras foram aqui deixadas.
Obrigada Teresa! Diverti-me a sério!

10 comentários:

Mulheka disse...

Boa viagem!!! ;)
Beijocas

Vício disse...

e dura, dura, dura...

Diabba disse...

Condordo inteiramente com o "what goes around, comes around", pois acredito que se recebe de volta tudo o que se faz, seja bom ou mau!!

(até comprei uma armadura especial para evitar os tridentes que voltam) hehehehehe

E lá na ribeira, bebe um copo por mim no "Ribeira-Negra" o meu bar favorito!

beijo d'enxofre

Marta disse...

Nada adianta ser-se espiritual e aprender a lição direitinha se não se souber partilha-la com os outros! Viver é uma arte, relacionarmo-nos é outra arte e relacionarmo-nos sem deixarmos de ser quem somos é o verdadeiro desafio!
Tudo o que a gente emana, a gente atrai! Nada mais certo!
Se queres deixer de ter aquilo que tens recebido de menos bom na tua vida, muda a atitude! :)
beijos e diverte-te muito!

Mulheka disse...

Ah.. e eu concordo com essa do what goes around, comes around.. e isso faz-me lembrar uma música que me deixa hyper com esta parte: "And now u want somebody to cure the lonely nights, u wish u had somebody that could come and make it right but I aint somebody with a lot of sympathy, you'll see... What goes around, comes Epááááá... fico possuída, parece que estas palavras se me entram por mim a dentro e.... epááá, viro Mulheka 2 eheh

AEnima disse...

Entao como foi o Saint John? Preciso de um martelinho dele para trazer para aqui! Ha muita gente a precisar dele nessas cabecas.

Oh... quer dizer que a boneca nao vem no sapatinho nem se me portar bem? Chuifff... E se me portar mal tb pode vir? Afinal... qual e' o criterio desse pai nataL?

De facto, a vida e' para ser vivida, e bem! E quem nao gostar tem muita saida facil. O dificil e' mesmo ficar e continuar a viver.

Beijocas

Actriz Principal disse...

MULHEKA 1
Já fui e já voltei. Estou pronta para mais um fim-de-semana de farra, desta feita por Lisboa...

VÍCIO
E durou, durou, durou... mas já acabou. Mas não fiques triste, se quiseres conselhos sobre bons livros... há imensos bloguistas a responder a desafios destes... é só procurar!
(não estavas à espera que fosse atenciosa e oferecesse os meus bitaites, pois não?... é que eu não estou aqui para facilitar a vida a ninguém, não!)

DIABBA
Passei por muito lado, mas não me recordo do nome de todos os bares...

Actriz Principal disse...

MARTA
Gosto da forma simples, mas não simplista com que colocas toda uma filosofia. Gosto, pá, que mais posso acrescentar?

MULHEKA 2
Tenho de ver que música é essa de que falas...

AENIMA
Olha gaja, o S. João foi de arromba, há algum tempo que não me divertia tanto (sei lá, assim por alto, há uns bons 15 dias!).
Na verdade, foi uma altura em que percebi novamente que é a minha festa favorita e porque é a minha festa favorita.
Foi excelente, mesmo!

Tens razão quanto à saída fácil; mas isso não é uma saída, é uma estupidez!

Beijos!

Mulheka disse...

Epá... agora é que reparei me fiquei pelo "What goes around, comes" lol o resto era: "What goes around, comes around. I tought I told ya..." e a música é do Mr. Justin Timberlake e o nome é mesmo esse: What goes around, comes around.

Actriz Principal disse...

MULHEKA
Ai esse senhor! Pois que conheço, sim senhora. E gosto!