terça-feira, junho 12, 2007

Efeito Lynx... ou Axe... vai dar no mesmo!


Ando fascinada com os novos anúncios daquele desodorizante que deixa as mulheres doidas, esse tal de Axe.

Pelos vistos, em alguns países é conhecido como Lynx; ora, este fenómeno de dar nomes diferentes ao mesmo produto de acordo com os países onde é vendido não é novo. Afinal de contas, e continuando no segmento dos desodorizantes, o hoje conhecido como Rexona, foi, durante muitos anos, Rexina aqui em Portugal.

De facto, o que me cativa nos ditos anúncios não é apenas o imenso humor à volta das cenas tristes e exageradas que as mulheres fazem por causa daquela atracção supostamente irresistível e, por vezes, patética e apatetada; na verdade, é o facto de, ao longo dos anos, os anúncios serem diferentes, mantendo contudo um padrão muito próprio que nos faz reconhecer o produto ainda antes da imagem final em que o mesmo é mostrado.










Gosto particularmente deste, pela dança do sol e da Chuva (ou lá o que é) que a mocita faz.

Em suma, estes anúncios e os 3 que estão a passar nos nossos canais combinam humor, atracção e efeito surpresa numa imagem que ser quer coerente!

Gosto!

Se os senhores que fazem as campanhas da FIAT (a.k.a. Fix It Again, Toni) tivessem mantido um fio condutor nos anúncios televisivos, talvez as vendas dos últimos anos tivessem sido, enfim... menos desastrosas...

To sum up, o marketing pode ser bastante poderoso no que toca à fidelização a uma marca!

20 comentários:

VF disse...

Sabes no outro dia comprei um desodorizante desses, era uma noite especial com um programa especial e vai daí pensei "Eh pá se isto for como anuncia, eu vou ser o top dos tops da noite e com um pouco de sorte posso colocar as minhas mãozinhas no top de uns tops também"

Pois que não resultou, em primeiro lugar porque era Inverno, fazia um frio brutal e como tal tops nem vê-los quanto mais cheira-los, e depois ao fim de uns breves instantes de entrar na festa come~çou a haver umas pessoas a atirarem-se para o chão esgazeadas.

Alias nunca acreditei que um desodorizante de nome Axe podesse ser um sucesso, porque me lembra as axilas, que não são propriamente os locais mais estimulantes do corpo humano!

Mas isso sou eu a falar, que não percebo nada do assunto!

Teresa disse...

GIRÍSSIMOS! Não conhecia nenhum (vejo pouca televisão em canais com publicidade).

Em relação ao Rexina, vai ver os comentários que surgiram por causa disso num post do Consultório da Maria. Ainda vais rir bastante...

Aqui:
http://oconsultoriodamaria.blogspot.com/2007/06/s-para-tirar-dvida.html
Um beijo!

Actriz Principal disse...

VITOR
Após pensar um pouquito (não muito, pois as mulheres querem-se é giras e pouco pensantes - andei a ler uns posts giros esta manhã... estou é com pouco tempo para comentar - felizmente!!!), tenho duas perguntas (gosto de oferecer possibilidade de escolha):

1. Tens a noção que o banho deveria ter sido incluído como tarefa a desempenhar antes da festa?

2. Compraste esse tal Axe. Muito bem. Mas... chegaste a usá-lo? É que comprar não basta...

Falando em sovacos: lembraste daquele anúncio em que uma moça dava um beijo no sovacóide de um moço?
Argh!

TERESA
Adoro a subtileza e o nível com que consegues comentar!
Segui os vários links e parti-me a rir (ainda bem que o meu chefe está de férias).
Beijinhos!

Blade disse...

Adoro os anúncios da Axe...

Alguns são de génio mas o produto em si não me convence. Tudo que é spray ou com alcool causa me irritação no pelo (a menos que seja bebido) :)

Salva-se o Gel duche que é muito porreiro e ao contrário do Spray resulta...

Bjks,

VF disse...

Mas é preciso usar mesmo o Axe, ou seja não basta tê-lo?

Eu sabia que me tinha faltado algo no processo!
Oh Ingonominia...

Mas olha que usar o frasco no bolso pode ser interessante, pelo menos a julgar pelas caras gulosas que me fizeram, isto 3 segundos antes de desmaiarem!

Actriz Principal disse...

BLADE
Pois resulta... até comigo!
Tinha uma amostra desse gel lá em casa e noutro dia usei-o (sou muito poupadinha). Saí à rua e era ver as moças a olharem para mim com um olhar assim... diferente? Até pensei que tinha um pedaço de comida entre os dentes, ou que tinha uma alça do soutien à vista. Afinal era o efeito Axe... LOL!
Beijocas! Já acabaste de ler a profecia celestina?

VITOR
Daí a clássica pergunta: é um telemóvel que tens no bolso ou estás apenas contente por me ver?

VF disse...

É só um telemovel...

E vibra!

Actriz Principal disse...

VITOR
O que nos leva ao conceito de publicidade enganosa, certo?

Vício disse...

os desodorizantes mudaram de nome porque o Rexina só servia pra perfumar a quina...

Actriz Principal disse...

VICIO
Não! Os desodorizantes mudaram de nome porque não havia ninguém com dois dedos de testa e mais outro de imaginação no departamento de marketing, que fosse capaz de inventar slogans mais giros e menos óbvios!

Ah, e bem-vindo!

Blade disse...

Hum...

Então isso deve ter sido naquela noite em que estivemos no Estádo Líquido, Isso explica muita coisa :)

A Profecia Celestina ainda está em curso mas já acabei o Perfume e o outro de fisiologia ;)

Actriz Principal disse...

BLADE
És um desbocado! Schiu!
O perfume foi um dos poucos livros que devorei em menos de 24 horas. Não vi o filme...
E esse de fisiologia... fala-me dele. Olha, manda mail!

Marta disse...

Os anuncios do axe são o must!

Aliás, deviam haver mais gaijos a compra-los! Podia ser que se safassem! :)

Actriz Principal disse...

MARTA
E com a chegada do Verão, parece-me bem que comprem, usem e abusem! É que volta e meia dou com cada smell no ar, que fico verde!

Mulheka disse...

ahah os anúncios do Axe são um máxxxxx!!!
Tenho uma amiga que de vez em quando, assim do nada, começa com o "bau chica uá uá.." é de partir o côco a rir!!!
Beijocas

Actriz Principal disse...

MULHEKA
Adoro anúncios com humor!
Se queres mesmo saber, a avaliar pela programação de certos canais no horário nobre, o que se safa mesmo é a publicidade! O que vale é que eu vejo pouquíssima TV!
Beijos

Diabba disse...

Vou ser do contra, não conheço tal desodorizante e acho os anúncios... bommmm, se calhar é por não perceber nada de publicidade... e tb não sou o publico alvo, mas... fazer aquelas figuras ridiculas??

beijos d'enxofre

Actriz Principal disse...

DIABBA
Lá está, cenas patéticas e apatetadas. Mas com humor. Eu acho engraçado...

Afgane disse...

Se existisse um produto que provocasse o efeito axe dos anúncios era ver os homens a esgotar o produto e depois as mulheres também quereriam um semelhante para elas: moral da história andaríamos todos a atirarmo-nos uns aos outros... E não é isso que fazemos já? Curioso.

Actriz Principal disse...

AFGANE
Não será bem assim; conheço quem esteja quietinho no seu canto, tipo aranha a tecer a teia, e espera pacientemente a vítima...