quinta-feira, junho 21, 2007

As minhas últimas 5 leituras: as verdadeiras – III

"Made in America" de Bill Bryson

É o livro que estou a ler actualmente.
Na prática, tenho outras duas leituras paradas (e será com essas que irei fechar este ciclo pseudo-intelectual, que eu sou é uma gaja gira); mas, de momento, estou a dedicar-me a esta.


É o 3º livro deste senhor que tenho o prazer de ler e acho um piadão à forma como escreve.
Nos seus relatos de viagens, como será o caso de "Nem aqui, nem ali", fui às lágrimas com a descrição da forma como os romanos estacionam os carros. O homem tem um poder de observação incomum e consegue fazer descrições e comparações muito completas e hilariantes. Creio que o seu segredo residirá sobretudo na capacidade que tem de rir de si próprio, algo que eu mesma tenho vindo a aprender.


Acho verdadeiramente impressionante como alguém foi capaz de debitar de forma o mais organizada possível toda uma quantidade de informação sobre inúmeros temas como Bill o fez no seu fabuloso "Breve história de quase tudo". É que este livro fala da idade da Terra e dos diversos cálculos que foram sendo efectuados ao longo do tempo; da origem das espécies; do simples vírus ao homem actual; de filosofia, física, química ou até da meteorologia; do ADN... e por aí fora! Isto, claro, misturando breves biografias e curiosidades sobre quem fez ou disse o quê, se possível com algum detalhe pessoal mais ou menos relevante para a ciência mas extremamente engraçado para o leitor.


Curiosamente, li metade do livro em Novembro do ano passado e deixei o resto de molho pois algo me dizia que ainda não era altura de o acabar. Percebi o porquê pouco tempo depois, quando li (e quem me conhece irá seguramente deitar as mãos à cabeça, revirar os olhos e dizer "Lá vem ela com esta!", mas sim, vou mencionar!!!) "A Fórmula da Deus" do José Rodrigues dos Santos. Esse livro foi lido em qualquer coisa como 48 horas, no fim-de-semana do 8 de Dezembro. Recordo-me de ter começado a meio da tarde de Sexta e de ter terminado a seguir ao almoço de Domingo; e sim, dormi as horas da praxe e fiz as refeições com a família. A minha opinião sobre este livro e as ideias lá expostas daria, por si só, um livro... ou dois. "De modos que" (também gosto desta expressão, é quase tão fixe como o "assim como assim") fica para uma outra altura.


Ressaltem-se apenas dois factos:

- a ideia do livre-arbítrio; por favor José, não me lixes com essa de sermos meros fantoches e de estar tudo pré-determinado por via da Teoria da Relatividade (for deeper discussions, send me an email, mas não esperem receber respostas muito elaboradas, justificadas, articuladas e outras coisas terminadas em... adas?)

- a impressão de me parecer estar a ler temas abordados de forma semelhante no Breve história de quase tudo. E tinha razão, quando terminei,verifiquei que este livro fez parte da bibliografia da Fórmula. Após isso, li a segunda metade da Breve história, ainda com mais curiosidade.



Voltando ao Made in America: ainda ando à volta da página 100 e estou a gostar bastante. É que o Bill dá sempre a ideia de não só ter estado lá, como de ter sido parte da História (neste caso, a dos EUA e da sua linguagem; porque se fosse de Portugal, seria aquilo que eu chamo de Síndrome Prof. José Hermano Saraiva - "foi precisamente aqui... neste lugar... que D. Afonso Henriques..." e poucos se surpreenderiam se o Professor acrescentasse algo do tipo "e eu estava discretamente sentado no topo da mesa... o prato consistia em frango do campo com batatinhas assadas e esparregado de grelos...").

12 comentários:

Babe Certificada disse...

Tenho que te dar os parabéns pela forma como descreves os livros. Vou já aproveitar o meu desconto de livreira e encomendar este, pelo menos. :-)

Marta disse...

Ainda não comecei mas já estou em pulgas com a formula de Deus! :))

Olha porque é que não mandas curriculuns para critica literária? :))))

beijos

AEnima disse...

Essa do Prof J H Saraiva escachou-me toda... E nao e' que me deu fome? Sao 10 e meia da manha e so penso em frango do campo... aiiiiiii... como ele esta longe.

Bjocas

Actriz Principal disse...

BABE
Muito obrigada, é sempre bom receber um elogio tão simpático!
Qualquer um dos livros será um boa escolha. Contudo, não te esqueças que os temas e conteúdos são completamente diferentes entre si.
Beijinhos

MARTA
Então mata as pulgas e lê o raio do livro, a ver se o discutimos depois disso!
Eu devia era arranjar um emprego decente. Assim de repente, estou a lembrar-me de um que iria apreciar bastante: crítica gastronómica. Ai, isso é que eu ia gostar...
Beijos

AENIMA
Mas terás tomado um bom pequeno-almoço? Olha que é a refeição mais importante do dia!
Beijos grandes miúda, espero que estejas melhor do soninho

chiqui disse...

actriz,

adorei o teu post!!!
Acho que vou comprar o 'Made in America". Soa-me a risota na certa!
bjos

Mulheka disse...

Ora pois que no outro dia, num blog vizinho (o do sr_antonio) por causa da Fórmula de Deus, tb se discutia isso de na nossa vida estar tudo pré-determinado. O pior é que pelos comentários, o pessoal parece todo acreditar nisso!!!

Ah e tu és uma moca. Fazes rir até a falar de coisa "menos sérias"!!!

Beijos

Actriz Principal disse...

CHIQUI
Risota na certa será mais o Nem aqui, nem ali. O Made in America é mais sério, mas estou a curtir especialmente a parte que fala do Washinghton.
Beijos

MULHEKA
Tenho de dar uma espreitadela nesse blog para ver o que lá foi deixado.
E tenho de deixar de escrever sobre livros, um destes dias ainda pensam que sou uma tipa séria e inteligente! Livra...
Beijos

Mulheka disse...

Aqui tens o link do post que te falei.

No meu comentário anterior eu acho que quis escrevr "mais sérias" do que menos sérias... ou será que não queria? Bem... é uma das duas!!!

Afgane disse...

Olá,
Depois destas fantásticas explicações vou te mesmo que ler os livros pois fiquei com o bicho atrás da orelha. Na realidade existem tantos livros bons que nos passam ao lado que é necessário que alguém no-los recomende para aguçar o apetite (ai o frango do campo...) para ler. Quanto ao franguinho do campo, lamento mas vou mesmo fazer inveja: amanhã inaugura uma exposição plástica no Convento de Cristo e Tomar e que tem como inspiração os Templários, como alguns dos artistas são meus amigos e eu adoro aquele lugar mágico, vou lá estar qual monge secular. Mas, uma das coisas boas é que no caminho vou almoçar um franguinho do campo em Contância e dar um pulo a outro dos meus lugares sagrados, o Castelo de Almourol. Boas leituras e bom fim de semana
Até breve

Actriz Principal disse...

MULHEKA
Dei uma vista de olhos e, curiosamente, está transcrita a parte que me deixou a pensar. Eu quero acreditar que posso escolher!

Bom fim-de-semana, no próximo estarei por cá ;-)

AFGANE
Inveja? Nem por isso! O meu amigo São João está à minha espera no meu belo Porto.
Hoje janta-se bom peixe grelhado, amanhã uma deliciosa francesinha ao almoço (creio que a última que comi terá sido há mais de 2 anos!) e mais comida típica ao jantar.
Domingo, sei que a minha querida mamã está a pensar em algo especial para o almoço. Portanto, depois disto, não sei quem terá inveja de quem... ;-) Mas algo me diz que ambos iremos gostar, certo?

Quanto às leituras: fico contente por considerar as minhas opiniões; contudo, há que não esquecer que nem tudo o que me agrada seja igualmente bom para os restantes. Como diz o poboum: se os gostos fossem todos iguais, que seria do amarelo!

Bom fim-de-semana!

Pedro disse...

Boa noite,

Convido-a a visitar:

www.oclubedosmosqueteiros.blogspot.com

Será sempre bem-vinda e não terá que pagar joia!

Cordiais Saudações

Actriz Principal disse...

PORTUS

Obrigada pela visita e comentário.