quarta-feira, março 21, 2007

Dia da poesia

Sim, o amor é vão
É certo e sabido
Mas então (Porque não)
Porque sopra ao ouvido
O sopro do coração
Se o amor é vão
Mera dor mero gozo
Sorvedouro caprichoso
No sopro do coração
No sopro do coração

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do
Corpo no turbilhão

Sopra doido
E o que foi do
Corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras

Corto em dois limão
Chego o ouvido
Ao frescor
Ao barulho
À acidez do mergulho
No sangue do coração
Pulsar em vão
É bem dele É bem isso
E apesar disso eriça a pele
O sopro do coração
O sopro do coração

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do
Corpo no turbilhão

Sopra doido
E o que foi do
Corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas

Só meras brisas
Raras

Clã – O sopro do coração
Letra de Sérgio Godinho


Ainda assim, falta qualquer coisa... ao poema. Contudo, confesso a minha total falta de jeito para a poesia, eu é mais bolos. Na prática, prefiro fazer o que gosto que, não curiosamente, é no que sou melhor. Chamemos-lhe especialização*. Ainda assim, como hoje é o Dia da Poesia... pronto, cá fica. E, convenhamos, até fica bem.

Feliz Primavera!

*Até tenho um acordo com a Santa Teresinha (não sei quem foi, mas sei que houve uma; por acaso até gosto mais de Ana Rita, mas isso não seria nome de santa de jeito): nem eu faço milagres, nem ela diz/escreve parvoíces. Estou a precisar de cafeína...

11 comentários:

calamity jane disse...

Para já, o óscar vai... para a melhor actriz, a principal, por ter escolhido tão belo poema. Parece q estou a ouvir a voz da Manela a cantá-lo... que delícia. Bolos, poesia, primavera, que bela trilogia!

Teresa disse...

Ó rapariga, não seja por isso!
http://www.chez.com/carmelite/vie.htm

Aqui tens informação detalhada sobre Thérèse de Lisieux, Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésu ou Santa Teresinha do Menino Jesus, como é mais conhecida. Morreu com 24 anos. Das centenas e centenas de santos canonizados há apenas 33Doutores da Igreja, e ela é uma delas, sendo que na lista só há mais duas mulheres (Santa Catarina de Siena e Santa Teresa de Ávila, as Teresas andam bem vistas por aqueles lados).

É aliás a ela que devo o meu nome, a minha Mãe sempre foi devota dela, como eu própria sou (maior do que ela, para mim só S. Francisco de Assis, que julgo ter sido a figura mais perfeita que a Humanidde conheceu).

Depois de uma grande crise de fé, emergiu renovada. A sua "História de Uma Alma" é um livro maravilhoso, que tenho sempre à cabeceira. Das últimas palavras que se lhe conhecem ficaram estas, tão bonitas: "Je veux passer mon ciel à faire du bien sur la Terre". Como lema de vida queria "fazer bem as coisas pequeninas e humildes de todos os dias".

Não fiques a pensar que sou beata, longe disso. Mas sou profundamente crente, isso sim.

FELIZ PRIMAVERA!

VF disse...

isto está bonito está!

Ajoelhou...

Ms D. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Actriz Principal disse...

Respirar fundo... cá vai:

calamity jane - ainda bem que consegui alegrar o teu dia! Fico genuinamente contente!

teresa - uma vez mais, vieste em minha salvação! Tu sim, és uma santa. Pois, não penses que me esqueci do teu fantástico contributo para aquela festinha de há umas 2 semanitas atrás.

vitor - suponho que te refiras aos bolos. Por acaso, ainda guardo no congelador alguns pedaços de brownies que fiz; contudo, já consegui melhor anteriormente e irei fazer novamente nos próximos tempos. Se pedires com jeitinho...

ms d. - já vi que acordaste para a música hoje. Por falar em música (ou qualquer outra coisa que não tenha nada a ver), quando vens cá dar-me aquele xi?

Mae Frenética disse...

Gostei da lembrança.
Gosto muito muito desta canção.

Actriz Principal disse...

mãe frenética - estou a ouvi-la agora mesmo!

VF disse...

Minha cara, sofro de um distúrbio de personalidade que me impede de pedir com jeitinho...

Talvez se eu fizer uma abaixo-assinado!

No meu condomínio costuma resultar!

Ms D. disse...

Não sei onde estava com a cabeça! Troquei as músicas todas!

Fica antes aqui um clássico:

"eles olham pra direita... e pisca pisca..." :)

Com alguma sorte estarei pela tua ilha este fim de semana, já viste que sortuda que és!

AEnima disse...

Eu ca sou mais pela santa joana: "sao rosas senhor... rosas"... ou eh a sta teresinha? Ja nao sei

E que eh isso de ofereceres brownies ao vitor? Ele nem gosta de chocolate! Eh feio porco e mau! E eu? hein?

Anónimo disse...

Feliz Primavera a todos os que querem ouvir os passarinhos a cantar....

PP