segunda-feira, março 19, 2007

Tão perto e, ainda assim, tão distante

Nos meus tempos áureos, já idos, quando era uma jovem universitária inconsciente, conheci um senhor. Para mim era um senhor, pois ele andava na casa dos early thirties. Era um homem bem-parecido, seguríssimo de si, com uma verborreia e um descapotável para impressionar meninas jovens.
Como eu era na altura.
Ainda assim, era uma pessoa muito culta e interessante, gostava de manter conversas estimulantes, demonstrando o seu vasto conhecimento que, diga-se em abono da verdade, não era pouco.

Fazia parte do grupo de férias, quando ia religiosamente para as termas. Durante 3 anos ou mais, fomo-nos encontrando e divertindo na única discoteca da terra.

Uma vez, no seu penúltimo dia de férias (última noite de copos, portanto), disse-me que cada vez que me via, sentia o Suplício de Tântalo. Perguntei-lhe o que era, mas ele não me quis contar. Chata como sou, ao fim de tanta insistência, lá me explicou.

Compreendi ontem o que ele queria dizer. Talvez porque estava preparada para isso. Como costumo dizer, mais vale tarde… do que ainda mais tarde!

Não sou masoquista, aliás, hedonist is my middle name, mas a fronteira consegue ser muito ténue.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tão perto e ainda assim tão longe...

Actriz Principal disse...

lauzica (ou será antes lauzico?) - welcome!
Bom, foi mais ou menos isso que escrevi no título, foi.

Anónimo disse...

só vi depois...

Teresa disse...

Nos meus tempos áureos, já idos...

Deixa-me rir!

Vou só contar-te uma história engraçada. A Elaine Stritch, senhora que adoro, cantou num espectáculo a solo que lhe deu um Tony e que eu tive qa sorte de ver duas vezes uma famosa canção do Stephen Sondheim no "Follies", "I'm Here". Ela é irresistivelmente cómica, e mostrava-se danada por tudo quanto é estrela da Broadway ter a mania de cantar a canção, que se tornou uma espécie de hino de sobrevivência feminino. Que direito, perguntava ela, tinha uma miúda de 40 ou 50 anos de cantar aquilo? (ela já estava perto dos 80). Where have they been?!...

Deixo-te aqui a letra:

"Good times and bum times
I've seen them all and, my dear
I'm still here
Plush velvet sometimes
Sometomes just pretzels and beer
But I'm here
I've stuffed the dailes
In my shoes
Strummed ukeleles
Sung the blues
Seen all my dreams disappear
But I'm here
I've slept in shanties
Guest of the W.P.A.
But I'm here
Danced in my scanties
Three bucks a night was the pay
But I'm here
I've stood on breadlines
With the best
Watched while the headlines
Did the rest
In the depression was I depressed?
No where near
I meet a big financier
And I'm here"

Mae Frenética disse...

Pois, mas eu fiquei sem saber o q era o tal Suplício de Tântalo...

(ok, chama-me ignorante, vá lá!!)

Mae Frenética disse...

OK, depois de (re)ler o título, já percebi o q queria dizer.

early Thirties... senhor???

Tou tramada.

Actriz Principal disse...

mãe frenética - desta vez não coloquei link com explicação (já vi que ando a habituar-vos mal...) de propósito. Mas creio que se percebe bem.

Apenas uma pequena parte talvez não terá sido totalmente assimilada por uma alma maldosa... que está à vontade para formular a pergunta!