quarta-feira, março 28, 2007

Pequenas e grandes pérolas - I

Pequena pérola

Dª Actriz Principal,

Partiu-se o estendal.

Obrigado,

Santa

Este era o recado que a minha empregada, que deve ser burra todos os dias, me deixou em cima da mesa.

Quer dizer, não é que a santa (eu gosto de lhes chamar santas, mas esta já está a ganhar outro nome na minha cabeça) partiu o estupor do estendal (ainda estou para ver como conseguiu, porque o raio da barra é grossa) e ainda me agradece por cima! E como se não bastasse, deve ser mal resolvida, pois devia ter escrito obrigada em vez de obrigado. Enfim, preciosismos...
E o estendal é do senhorio.
E eu com uma máquina interinha de roupa por estender quando cheguei!

Já identifiquei dois ou três padrões na sua limpeza:
- as mesas da sala, como estão... ficam. A do centro, sempre descentrada; por acaso, até me poupa o trabalho de a arrastar para perto do sofá quando quero esticar as pernas. A outra, se tiver o cesto da fruta (artesanal, de qualidade, feito por... mim) fora do sítio, continua fora do sítio. Será que ela limpa a mesa mesmo?
- o balde do lixo da casa de banho é despejado vez sim vez não. Considerando que ela ficou de limpar a casinha todas as semanas, acho que irei proximamente usar o truque do cotonete atrás da sanita... para tirar as coisas a limpo!
- e ainda tem a distinta lata de comentar que a roupa para passar já vem muito torcida. Acho que vou ensinar a minha máquina de lavar roupa a dizer "obrigado", a ver se ela gosta...

2 comentários:

Teresa disse...

A tua história fez-me lembrar uma da minha irmã que acho hilariante. A Ana casou muito nova, ainda com 22 anos (não não estava à espera, se é o que estás a pensar, aliás até teve de fazer um tratamento para conseguir engravidar), no dia em que fazia quatro anos de namoro com o meu cunhado.
Recém-casada, casa nova, paredes imaculadamente brancas. No corredor tinha montes de quadros ainda por pendurar. Arranjou uma mulher a dias. Pior, arranjou uma mulher a dias com ideias (são as piores, são um perigo). Pois a mulher, logo no primeiro dia, para mostrar trabalho e impressionar a menina resolveu pendurar-lhe os quadros. Como achou que ficavam melhor, ao sabor da sua criatividade (alguns tipo a 10 cm do tecto). Imagina só o choque da minha irmã ao entrar em casa e descobrir que as suas impecáveis paredes estavam esburacadas nos sítios mais disparatados.... Sentou-se no chão da sala a chorar! Telefonou-me um bocado depois a desbafar, e eu tive de fazer um esforço sobrehumano para não rir, porque apesar de perceber o drama dela achava a história irresistivelmente cómica. Foi i primeiro e último dia de trabalho da senhora lá em caa.

Eu tive uma que se metia nos copos. Era ver o nível das garrafas de gin e de whisky a baixar de cada vez que ela lá ia. E o do frasco do Eno também. Quando um frasco de Eno dos grandes passou a durar coisa de duas semanas (em condições normais durava meses) achei que era melhor arranjar outra.

Essa não bebia, mas levava-me presentes. Naperons de croché e coisas assim... Não é fácil... E queimou-me um carré Hermès que resolveu passar a ferro. Coitada, ficou toda desgostosa, queria pagá-lo. Tive vergonha de lhe dizer o preço daquilo e arquei com o prejuízo. Por sorte aquele tinha sido comprado por mim e não tinha um valor sentimental associado, de outra maneira acho que lhe teria saltado à garganta.

Beijo.

Anónimo disse...

Ah, ah, ah...boa descrição da nossa santa, sim pq a tua santa tb é a minha e tem q se lhe diga. Qd chego em dia de limpeza a casa n cheira a limpo, o q é algo q estranho dps da santa anterior fazer um trabalho impecável, n fosse o facto de o fazer qd lhe dava mais geito e n qd combinava. Q os ferros q tinham estavam velhos e nem funcionavam grd coisa eu já sabia, por isso no 1º dia n passou roupa. No entanto, deixei recado para dobrar a roupa ainda espalhada entre a cama, o chão e as malas de viagem semanais. Deixou um recdo a dizer "D.Lady..Di o tempo n chegou p lavar as janelas (nunca lhes chega o tempo né?)e estores. Todos o ferro (falta qq coisa não?) não presta têm q ser a vapôr, deixo aqui limões e tangas (aquelas cor-de-laranja de formato redondo e mais pequenas!!!)da minha terra. D. Lady..Di qd me escrever não aperte (pq elas sentem-se mal diria eu) as palavras pq assim n percebo. Obrigado Santa" N resisti a transcrever todo o recado q é um pitéu! Pois é, a roupa continuava espalhada e achei q era das palavras estarem apertadas. Fui então comprar um ferro todo catita e de caldeira (já q ouvi dizer q é mais rápido passar a roupa assim e portanto ela teria mais tempo p as limpezas) e deixei novamente o recado sem palavras apertadas p arrumar a roupa. Qual o meu espanto qd chego a casa e elas continuam no mm sitio. A cereja em cima do bolo foi mm a parte do recado q dizia " quanto ao ferro é mais ou menos obrigado Santa"!!! Amiga, estou a ver q esta Santa n vai durar mto...