terça-feira, agosto 28, 2007

Para que serve um blog? – I

Vou fingir que sou uma tipa organizada. Afinal de contas, neste mundo podemos fingir ser quem quisermos (ainda que a mentira tenha pernas curtas) e nem se trata de uma mentira. Simplesmente, eu sou organizada para o que é realmente importante... e este mundo não o é. Contudo, isto dá pano para mangas e o melhor será dividir este post em partes. Fica aqui a primeira de ainda-não-sei-quantas, que eu sou organizada, ma non troppo.

Enquanto lia o último post do Melões (este) e já pensava numa infinidade de ideias relacionadas com o mesmo, vou numa de comentar e dizer que vou escrever sobre o assunto, e percebo que também a CK tem a mesma ideia (se ainda não publicou nada, deve estar aí a sair, que a gaja, se diz que o faz, faz mesmo). Não me espanta absolutamente nada que andemos de alguma forma à volta do mesmo, já que nos conhecemos de outras guerras, fomos/somos emigrantes e temos apenas dias de diferença nas nossas idades.

Como o Melões tão bem escreve, há blogs sobre tudo.
Eu acrescento: e há blogs para tudo!

Alguns foram criados aquando do nascimento dos filhos, sendo um diário online da vida dos rebentos. Já vi um ou outro e, regra geral, a partir de um existe uma infinidade de links para os restantes, uma vez que que é normal criarem-se comunidades à volta de interesses comuns. Se eu quiser saber qual é o supermercado com as fraldas mais baratas, ou qual a papa que está na moda, facilmente terei acesso a válidas opiniões de outros pais especialistas. Acho uma ideia hiper engraçada, sobretudo daqui a uns anos, quando a miudagem já souber ler, poder “recordar” determinados episódios da sua infância. Desaconselho a publicação de fotos da criançada, mas cada um sabe de si...

Outros falam de sexo... ou da falta dele por parte de quem escreve... ou de como gostavam que fosse...

Já outros são sobre futebol, sobre a vida, o amor e o cinema mudo francês. Mas não é sobre isso que quero escrever.


Bom, eu não falo pelos outros... portanto... afinal de contas, para que serve o meu blog?

Quando comecei o dito, fruto de uma ideia meia amadurecida (queria escrever), meia espontânea/insensata/sem esqueleto (não sabia sobre o quê) tão típica da minha pessoa, não imaginava que estava a entrar numa comunidade... comunidade essa que se cria à volta da personalidade que temos (nuns casos) ou aparentamos ter* (infelizmente em muitos outros casos... a boa notícia é que a verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima!).

O meu blog serve de terapia a maior parte do tempo. É aqui que escrevo sobre o que bem me apetece; sobre o que gosto e sobre o que me preocupa; sobre o tempo e sobre psicologia invertida; sobre o sofrimento e sobre a estupidez que é a programação novelística do horário nobre; sobre festas em que me diverti como uma doida e sobre o último livro que me tirou o sono.

Sobretudo, serve para organizar ideias. Uma vez que tenho a característica (algo desvantajosa a maior parte das vezes, confesso) de pensar em várias coisas ao mesmo tempo, escrevo sobre um tema enquanto estou com outra parte do cérebro noutra onda - normalmente, aquela que realmente importa.

Ainda mais importante: eu escrevo mais quando tenho menos para fazer; é lógico, disponho de mais tempo...

(esta parte foi propositadamente deixada em aberto; vou apelidar este momento como “momento de reflexão” ou melhor: síndrome do espelho, pois, não será necessário reflectir muito para perceber que este pensamento sobre mim reflecte as simetrias com os outros... e já estou a fazer a papinha toda... bom, este post terá continuação).


* - Para estes casos, ouvi dizer que em www.secondlife.com existirá a resposta... ainda que nunca tenha jogado, não me parece que seja à toa que o slogan seja Second Life: Your World. Yout Imagination.

20 comentários:

Marta disse...

Esqueceste-te de uma parte importantíssima: partilhar receitas de bolo de chocolate!

:)

Ana disse...

Tens um premiozito lá no meu cantinho!

Bjs

Diabba disse...

O meu blog serve para conhecer almas interessantes!

Ok, pronto, já te conheci a ti e tal, mas é por isso que falam dumas tais de excepções... hihihihihihihi

Ahhhhh (micando o coment da Marta) e o bolito... shléptttt

E os jantares...

E as conversas sem fim...

beijos repenicados d'enxofre

Actriz Principal disse...

MARTA
Pronto, é oficial: criei um monstro!

Actriz Principal disse...

ANA
Pois que já lá fui ver. Eu sou um bocado alérgica a prémios e coisas dessas...
Contudo, muito obrigada por te lembrares de mim, fico sensibilizada. Espero igualmente que não te importes que eu faça um menção apenas muuuuuuiiiiito subtil ao mesmo...
Beijinho!

Actriz Principal disse...

DIABBA
Também gosto muito de ti!!!
Já impliquei com a tua nova foto hoje? Ainda não? Ando a perder qualidades...
Beijinhos!

Babe Certificada disse...

Moça, não interessa o objectivo inicial nem o actual. Continua mas é a mandar filetes e pérolas para o povo. Beijos do norte, onde está a modos que... A CHOVER!

(PS: Sei que não te metes nesses filmes de prémios e afins, mas fica sabendo que te nomeei para um. Quando vieres a Braga, entregas-me o cheque.)

Marta disse...

o bolo, um monstro?!!! Nãã~, é tão bom!

:)

Vício disse...

pelo comentario da diabba, deduzo que há blogs que servem para organizar jantares e falar de outros bloguistas...

Actriz Principal disse...

BABE
Olha que aqui o tempo também não está grande coisa.
Reparei na menção, obrigada, o post seguinte até tem discurso de agradecimento. Contudo, se não te importas, não irei colocar as figuras ao lado, ok? Sou um pouco alérgica a prémios e afins, ainda que fale em Oscars e coisas dessas (mas, no meu caso é prá tánga!).
Beijinhos!

Actriz Principal disse...

MARTA
O bolo não; já tu... saíste um belo monstro dos bolos de chocolate!

Actriz Principal disse...

VÍCIO
Pois acredito que sim. Eu ando em dissertações sobre o meu... cada um sabe do seu...

Ana disse...

Não me importo nada, estás á vontade!

Confesso que, apesar de saberem sempre bem, também já cansam um bocadinho!

Bjs

Actriz Principal disse...

ANA
Pronto, lá fiz uma menção, já tá...

Vício disse...

eu disse aquilo porque a diabba andou a falarde mim com alguém e não diz nem o quê nem com quem!
se ela não fosse diabba mandava-a pró inferno!

Afgane disse...

Cara Actriz,
Não te sei dizer para que serve o teu blog mas posso adiantar que me serve para divertir, ler uma escrita bem humorada, alguns pensamentos filóficos que partilho e para já acho que é suficiente. Continua que tens pelo menos em mim um leitor fiel.
Beijos

Actriz Principal disse...

VÍCIO
E depois eu é que sou cusca, não é? Pois...

Actriz Principal disse...

AFGANE
Bom, assim sendo, aparece sempre que quiseres! O blog está sempre aberto (ainda que já tenha pensado fechá-lo para obras, mas seria rápido...). Não poderei garantir que manterá sempre esta linha, até porque foi-se modificando ao longo do tempo (não te dês ao trabalho de o ler de fio a pavio - há quem o tenha feito e ainda esteja em recuperação... e me culpe por isso!), mas serei sempre eu quem estará por trás das linhas.
Beijinho

Firehawk disse...

O blog é uma espécie de melhor amigo. Ok não faz a vez do cão nem do amigo real, mas é igualmente satisfatório, especialmenmte proque não nos responde quando estamos absolutamente furiosos. Eu lembro-me que abri o meu há anos por razão nenhuma. A razão que eçle ainda hoej está vivo também me ilude, mas a verdade é que nunca consigo passar sem ele. Será que emitirá uma droga?

Actriz Principal disse...

PSYHAWK
Acho que tem a ver com as radiações do monitor, mas não me dês muito crédito, neste momento poderei estar no meio de um delírio por causa da febre...