sexta-feira, agosto 24, 2007

Santos e massacres

Nota prévia muito ao meu estilo: este post habilita-me a apanhar um arraial de pancada um dia que seja reconhecida na rua, por andar a gozar com tradições e afins. O que vale é que eu sou como o Abrunhosa: ando sempre de óculos de Sol. Os motivos não serão os mesmos, mas o efeito sim.

A vantagem de ligar poucas vezes a televisão (ou de tê-la ligada, mas sem som e ignorá-la impiedosamente - sem som é mais fácil resistir) está em conseguir manter a cabeça mais ou menos limpa de poluição visual e desinformação desnecessária, assim como evitar tempo mal gasto. A desvantagem está, precisamente, no perder algumas... hum... à falta de melhor termo (está um pouco de calor a mais para que eu possa pensar muito), chamemos-lhe pérolas fraquitas, esverdeadas e malcheirosas.

Pois não é que, à hora de almoço, fiquei a saber que hoje é o dia de São Bartolomeu.
OK, porreiro.
É festejado em Esposende.
Fixe.
Os festejos envolvem galinhas pretas e pessoas a darem 3 voltas a uma igreja.
Tá bom, podia dar-lhes para pior/mais difícil, basta imaginar que a primeira volta tivesse de ser dada ao pé-coxinho com a galinha debaixo do braço, a segunda a fazer o pino e com a galinha comodamente colocada nos joelhos (com um pouco de sorte, a galinha já vai adiantando trabalho e começa a chocar um ou outro ovo orfão), e a terceira envolvesse ser arrastado pela própria galinha, desfiando um rol de promessas ao dito santo... e tudo isto de olhos vendados, claro (isto das promesas quer-se complicado). Ah, e no fim cozinhar a galinha, óbvio... não estamos em tempos de vacas (ou galinhas) gordas.
O que me deixou um pouco atordoada (sou uma fraquita...) foi ver imagens de crianças a serem temporariamente afogadas (não, não é submergidas, é mesmo afogadas) três vezes (aparentemente, este pessoal não sabe fazer as coisas bem à primeira) nas águas geladas da praia de Esposende, porque há certas almas que acreditam que estes banhos neste dia irão livrá-las de medos, doenças (simples e complicadas) e afins. Ou seja, a cada 24 de Agosto "nasce" uma legião de heróis em potência.

Mais curioso do que isso, foi verificar que haviam dois banheiros que faziam estas atrocidades à desgraçada da miudagem (que chorava que se desalmava - espero que a Diabba tenha aproveitado esta oportunidade única), a troco de 5 euros.
Se é assim tão poderoso, este serviço deveria ser comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde...
Mas... a praia é de todos... o serviço nada tem de especializado a não ser vestir uma gabardina amarela (serve de muito dentro de água, realmente...)... e afogar putos em água gelada. Assim sendo, porquê o pagamento? Só se for porque, para não perder tempo, enquanto o puto passa as passinhas do Algarve (antes fosse, que a água do mar lá é um pouquinho mais quente) os pais estão a dar voltas à volta (adoro pleunasmos, que posso fazer?) da igreja, deixando os rebentos ao sabor da maré (literalmente - o que eu me divirto com as subtilezas da língua portuguesa!).

Em suma, continuo a preferir o meu rico São João!

Ainda nesta onda dos santos e milagres (já neste caso será code name para bolos), devo informar que - ainda que possa por vezes parecer -, não sou a Santa Casa da Misericórdia, ok? A receita está publicada, a própria Diabba já a testou e, ao que soube, a coisa correu muito bem, o que quer dizer que eu não soneguei nenhum detalhe importante (está tudo chapado no post anterior), ao contrário do que o Mr. Melões (quando te apanhar a jeito, vais ver, vais) andou por aí a dizer. Portanto, e dando seguimento à velha máxima chinesa do "não lhes dês peixe, ensina-os a pescar": querem bolo? Pois então façam-no!

De referir que apenas escrevi este post para ter uma desculpa para mudar de música. É que esta é tão gira! E eu que não dava nada por esse tal de Justino Lago-de-Madeira...

14 comentários:

Anónimo disse...

Modernices...coisas do meu tempo!! Agora ja se alugam as galinhas pretas (pois aki ja nao falam em racismo, como se trata de promessas e tal) e o mais incrivel é a cena das 3 voltas, tem de ser 3, nao sao duas e meia, sao mesmo 3!! Aquilo devia ter tempo minimo, tipo as provas de aptidao fisica para a academia militar , isso sim era de valor!

Diabba disse...

Nota prévia: Eu por acaso até sei onde moras. Vendo a informação a quem der mais!

Informo que um dos senhores de amarelo era eu (sob disfarce, obviamente), para me identificares melhor era o que tinha mais clientela, é que eu, ao contrário do outro cobrava somente 4,5€, é que, como diabba que sou, já sabia que aquelas almas, em assuntos que metam religião, gostam de arredondar para cima. Assim podem dizer “ahhh eu só paguei 4,50€” quando na verdade pagam 5€, os tugas nestas coisas da concorrência são mãos largas e todos deixavam 0,50€ de gorja...

Quanto ao bolo, fiem-se no Melões, é que eu atrevi-me a dar uma dentada na dita experiência... parti um dente da frente, o que muito me amofina! E, não me venham dizer que foi da farinha de pedra-pommes que utilizei!

Eu, na verdade preferia o peixe, não gosto nada de máximas chinesas (vindas de gente minorca, não podem ser grande coisa).

Nota final: Ahhh, os putos são “n” resistentes, por muito que tentasse, não consegui afogar nenhum, tenho que alargar o tempo de mergulho.

Diabba disse...

Nota fora do texto: Fiz-te a vontade!

Actriz Principal disse...

TEXUGA
Também eu acho que, se é para cumprir promessa, tem que ser difícil, senão não serve da nada. Tudo o que não implique esfolar joelhos, arrancar (os próprios) cabelos e gritar num volume que ultrapasse os 85 decibeis (medidos a dois metros de distância) não entra no cartório...
Beijo!

DIABBA
Poderia responder-te ponto a ponto, mas estou vidrada na tua nova imagem. Essa desculpa de estares a fazer-me a vontade... e depois arranjas uma foto recente após o face lift... exibicionista...
Beijos!

Lívio disse...

infelizmente as crendices prevalecem na ignorancia do nosso povo; passei por isso...

Vício disse...

tanto paleio para esta musica?
tss.. tss... ;)

Cláudia disse...

Gaja do Norte!! :))
Bem, um fala de bolas de berlim com creme de chocolate, tu falas de bolo de chocolate.
Uma pessoa só de vos conhecer tem logo tendencia para engordar...ehehehe
Beijito e espero que o resto da noite tenha corrido da melhor forma!

Babe Certificada disse...

Continuo a achar que devias ter levado um bolito para a sobremesa do nosso jantar!

Actriz Principal disse...

LÍVIO
Eu não discordo que o pessoal pague promessas, acredite nos Santos... o diabo a 4. Simplesmente, não gostei de ver a cara de terror nas criancinhas que estavam a ser submetidas a uma acção... hum... sádica?... por simples estupidez natural dos pais.
Não querendo enterrar-me ainda mais nestas polémicas, não posso deixar de mencionar que estes rituais do tipo "se eu não bater três vezes com a mão esquerda na madeira ao mesmo tempo que assobio e faço um ângulo de 35º com o olhar... uma desgraça irá abater-se sobre a minha família - esta e a próximas 5 gerações" são, no limite, características de pessoas que sofrem de desvios de personalidade, nomeadamente personalidade obsessivo-complusiva. E esta é uma das poucas vezes em que estou a escrever a sério!

Actriz Principal disse...

VÍCIO
Confesso: mais uma vez, perdi-me!
Qual é o problema com a música, hum? Só por essa, até a vou deixar por mais um bocadinho... a ver se voltas cá...

Actriz Principal disse...

CLÁUDIA
Como é que topaste que eu era do Norte? Eu nem tenho pronúncia nem nada... estranho!
O resto da noite foi muito animado, pena que não nos tenhas acompanhado, irias divertir-te. Fica para uma próxima...
Beijinho

Actriz Principal disse...

BABE
Querem ver que a minha presença não bastou? Era mesmo preciso conquistar o pessoal pelo estômago? Ando a perder qualidades...

Rita disse...

Olá! Vim visitar-te porque depois de tanta pub no blog da Diabba e da Teresa fiquei curiosa.
Eu também vi esse noticiário e fiquei abismada. Como é que é possível??? E se o dito ritual é para tirar o medo e afins não deve resultar muito porque as crianças deve ficar traumatizadas e nunca mais vão querer aproximar-se da praia...

Actriz Principal disse...

RITA
Benvinda! Aparece sempre que quiseres, este blog é dos poucos que conheço que estão abertos 24/7...
Curiosamente, o teu raciocínio (lógico, simples, intuitivo) parece não existir na cabeça de muita gente. Gostaria de perceber porquê!