quarta-feira, agosto 22, 2007

Porque partilhar é bom

Pois então, andam por aí a dizer (noutros blogs, entenda-se) que eu nem sequer partilhei a receita do bolo de chocolate que a Letrada e a Excomungada fizeram o frete de provar, a Emigra salivou à distância e a Marta teve o desplante de afirmar ter provado apenas um bocadinho (quem me dera poder comer esses "bocadinhos" e não crescer para os lados...)!

A verdade é que ninguém ma pediu, bolas! Porque raio deveria apregoar aos sete ventos (que, aliás, já acalmavam) sermões que ninguém me encomendou?

Agora que se criou uma celeuma daqui até meio da China, com direito a post com pedido formal, cá fica o raio da receita do bolo de chocolate.

Ingredientes para o bolo:
  • 1 1/2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 chávena de chocolate em pó
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1 chávena de água a ferver
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 5 ovos
Misturar tudo, excepto a água, bater muito bem. No fim, juntar a água e levar ao forno durante cerca de 45 minutos. Retirar o bolo do forno, furar com um palito, para poder deitar o molho.

Ingredientes para o molho:
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 4 colheres de sopa de manteiga
Levar tudo ao lume, mexendo bem, até a manteiga ficar bem derretida.
Regar o bolo.

E pronto, já está!

OK, acrescento duas notas importantes:
  1. a forma do bolo deverá ser muito bem untada; caso contrário, metade do bolo ficará agarrado à mesma, despedaçando-se facilmente; é o chamado "ficar feito num bolo"...
  2. a dose de empenho, gosto e amor que se coloca enquanto se cozinha é fundamental... digo eu...
E então, estamos contentes agora? Aie!
Agora dei em chef de cozinha...

27 comentários:

Diabba disse...

E põe-se o molho só nos buraquinhos feitos pelos palitos?? com uma palhinha?? (hihihihihihihi)
E é antes ou depois de desenformar?

Tenho a certeza qure guardaste o segredo mais secreto do bolo...

Vamos lá a ver se não faço arremesso de bolo (um jogo tradicional do Inferno) quando te vir...

beijos d'enxofre

Marta disse...

Eu só comi um bocadinho....

Diabba disse...

E eu foi só as migalhitas que tu deixaste...

Marta disse...

Alguem o comeu!

VF disse...

Hummmm...

Agora só fica a faltar o esquema da renda daquele naperon de que me falaste!

Actriz Principal disse...

DIABBA e MARTA
Façam lá o favor de ir contar migalhas e outras mentirinhas para outras paragens, que isto aqui não é espaço para mentiras, leram bem? (ou terei de vos limpar as lentes dos óculos pessoalmente?)
Cada uma de vós teve uma boa dose. E agora, até poderão fazer lá nas vossas casas.
Sempre a queixarem-se. Aie! Tivessem as dores de costas que eu tive na semana passada e aí teriam motivos de sobra para rabujarem!

Diabba, quanto ao molho, eu costumo colocar após desenformar o bolo.

Beijos às duas. Muitos!

Actriz Principal disse...

VITOR
Recorda-me lá: era aquela saboneteira em azul bebé, ou o outro que dava para fazer uma almofada cor-de-rosinha?
Ainda que ache que tu é mais macramé...

VF disse...

Aquele branco e laranja para "pôr" em cima da televisão!

Actriz Principal disse...

VITOR
Ah, esse... por momentos pensei que era aquele verda-alface para colocar no centro de mesa da sala de jantar, com o galo de Barcelos por cima.

VF disse...

Por falar em Galo de Barcelos!

Que tal uma galinha de loiça, daquelas que se abre a meio para colocar os ovos lá dentro!

Diabba disse...

Boa dose???
Nem deu pra trazer para casa nem nada e, ainda tive que dividir com a Letrada!

Nem imagino como será a tua meia dose... hihihihihihihihi

(já estou a fazer, é um cheirinho... vou fechar a porta à chave, não quero cá vizinhos a chatear)

Van Dog disse...

Mmmmm....

Magnólia disse...

Ena, ena, temos uma verdadeira dona de casa !! ;)

AEnima disse...

a minha receita e' muito parecida mesmo! So eu que junto o chocolate com a agua a ferver e faco assim um "molho" que junto no fim. E batos as claras em castelo!

Bjos

Unknown disse...

Eu e mais bolos - no papo - e voces se nao querem uma daquelas de passar as proximas 24 horas no trono, nao facam a receita/ De certeza que o segredo nao esta la e isto de untar muito bem a forma... so falta dizer que e com banha de porco.
beijos

Anónimo disse...

Tenho pena de só poder ler a receita estou tão redondimha que era um crime até ver e cheirar esse bolo,não resistia,e não era só um bocadinho era todinho,e de olhos fechados para ainda ser maior o gozo,como podem comprovar coisas tão simples como um bolo de chocolate fazem de nós pessoas felizes.Continua a fazer muitos bolos,eu também tenho 2 receitas que posso compartilhar são:Bola e suspiros Beijinhos da FIFI

caditonuno disse...

bolo de chocolate com molho de chocolate e que no fim sabe a veradeiro chocolate?


oh my god!!! ghhhoooogggggrrrggrroogggggrr...

Actriz Principal disse...

VITOR
Por acaso, estava a pensar numa galinha amarela, de peluche, que apertas-lhe o pé e ela começa a cantar e dançar rock'n'roll.
É só uma sugestão...

Actriz Principal disse...

DIABBA
Já contavas como é que ficou... partilhar informação é bom e o pessoal gosta! Até porque duvido que partilhes o bolo...

VAN DOG
Benvindo!
Escolheste uma boa letra, a letra M. Já eu gosto mais do Y, dá um ar incógnito e, ao mesmo tempo, estrangeiro!

MAGNÓLIA
Eu? Nem dona do apartamento onde moro! É arrendado...

Actriz Principal disse...

AENIMA
Tenho a certeza que também o teu bolo de chocolate ficará uma delícia.
Mas, aqui entre nós, sou doida é por brownies. Já fiz algumas vezes, mas acho que ainda consigo melhorar aquilo...
Beijos! E faz o favor de trabalhar a horas decentes, sim? Ainda ficas vesga, miúda!

MELÕES
Com esse teu mau feitio, hás-de ter muitos amigos, hás-de...
Pois fica sabendo que a receita está lá, não escondi nada.
A forma unta-se com margarina ou manteiga e depois cobre-se com farinha, fyi...

Actriz Principal disse...

FIFI

Benvinda, já vi que vieste emigrada através do blog do Melões...
Percebi igualmente que comungamos o espírito de partilha. A bola é a bola de Berlim ou trata-se da bola de carne?

CADITONUNO
Não estou certa de ter percebido a tua pergunta; ou seja: bolo de chocolate, com molho de chocolate... querias que soubesse a quê, exactamente... que não chocolate?

Blade disse...

Já levavas um bolinho destes para o jantar de amanhã :)

Anónimo disse...

Parti agorinha os oculos que me custaram os olhos da cara do meu cara metade,neste momento estou a ver muito mal ao perto, espero acertar nas letras.Aquilo que eu quero compartihar é a bola de carne ou de peixe ou daquilo que sobrar na véspera,mas como já notei que gostas muito de culinária,acho que já deves ter a receita.É só pedires.Boas comidinhas com boas companhias.FIFI

Anónimo disse...

Nome do bolo:BOLO DE CHOCOLATE DA ACTRIZ DESASTRADA

Babe Certificada disse...

Fixe fixe era fazeres um e levares amanhã ao jantarinho... digo eu...

Unknown disse...

Sim, e agora, como e que sendo tu uma desastrada consegues fazer o bolo sem te queimares ao abrir o forno, deixa-lo cair ao chao, faze-lo num bolo ao desenforma-lo? Afinal e so a biografia que e desastrada?
hmmm. So o sera se a Actriz o for, certo?
Ha aqui algo que nao bate certo...
ou Cheira-me a papel rasgado como dizia a outra...

Lívio disse...

Já imprimi. Já que não escreves a peça tão cedo ao menos vou ver se como o bolo!
Bom fim de semana!