quinta-feira, maio 03, 2007

Admito: preciso de ajuda!

É oficial: este é o meu 3º dia sem fumar e estou a subir pelas paredes!

Para além da imensa vontade de descer para ir fumar um cigarrito (só um... não!, não posso entrar nessa!!!).

Sinto-me frágil... vulnerável... rendida...

Preciso de ajuda! Ao fim da tarde irei à farmácia a ver se arranjo qualquer coisa para melhorar esta ansiedade tabagística. Após isso, se, ao passarem pela rua, virem uma gaja com aqueles autocolantes até na testa, provavelmente serei eu.

Agradeço mensagens de apoio! Chamadas telefónicas! SMS! Mails!

Agradeço que me enviem chiclets sem açúcar; testemunhos de pessoal que tenha abandonado o vício sem espetar mais de 4 facas nas costas por dia; sem ganhar os 10 kgs da praxe nos primeiros 2 meses; SOCORRO!!!

A verdade é que seria capaz de sucumbir mais depressa a algo mais fácil de resistir (neste momento qualquer outra coisa é incomparavelmente mais fácil de lhe dizer não... a não ser a comida!!!), só pelo orgulho de manter a promessa que fiz a mim mesma: deixar de fumar a partir de 1 de Maio.

31 comentários:

Mulheka disse...

Ora vamos lá ver... eu tenho um "truque" para que possas deixar de fumar sem te custar assim tanto... engravidas!!! Dos casos que conhecem... enjoaram o tabaco!!! :p
E agora fora de brincadeiras, espero que consigas atingir esse objectivo.
Dizem que esses adesivos fazem mesmo efeito. A minha mãe usou e tinha menos vontade de fumar... mas a agora tá grávida e já não fuma.... ora, voltamos ao ponto inicial lol
Bjs

Ágata disse...

Pensa assim: só precisas evitar o primeiro...

E essa de deixar de fumar ser sinónimo de engordar é uma grande treta... quando comecaste a fumar, emagreceste???

Também convém beber litros e litros de água e dedicares-te ao consumo da vitamina A que ajuda a renovar células no teu organismo para te livrares da "memória do tabaco".

Outra dica: "Eu sou NÃO FUMADORA" também costuma ajudar...

Se entrares no desespero absoluto: considera hipnoterapia para deixar de fumar... 80% de eficácia comprovada em uma sessão!

Boa sorte!

Bjinhos

Magnólia disse...

Uma muito boa decisão. Demonstra coragem, determinação e vontade de triunfar.
Certamente que vais conseguir! A tua mente é mais forte que o teu desejo. Concentra-te no teu objectivo.
Quando estiveres a desesperar masca uma pastilha - dizem que ajuda a controlar a ansiedade.

Força nesta nova etapa.

Bjs

Joao disse...

Coragem! Vais ver que vale a pena!

Unknown disse...

Anda la para a frente com isso.

So espero que deixes de fumar pelas boas razoes ... Porque queres!
Ha muita gente que esta a deixar de fumar pelas alteracoes da lei e pela "criminalizacao" do fumador. essas sao as mas razoes que levam a uma maior ansiedade e frustacao, porque nao e nada que o fumador quer mas que e levado a querer.

De qualquer forma, forca ai, se a vontade e inteiramente tua...
e olha , se engordares, quer dizer que ha mais onde agarrar!

Babe Certificada disse...

Eu sei o segredo. É barato e dá prazer. Beijos!!! Mantem a tua boca colada a outra boca (uma que gostes, de preferência) e vais ver que nem te lembras do tabaco.

AEnima disse...

Eu se fosse a ti seguia o conselho da minha irma... mas lembra-te que essa fuma mais que um camelo. O que foi resultando comigo? Estados Unidos... Nao podes fumar em lado nenhum e da uma trabalheira gigante ter que descer n andares e atravessar um edificio inteiro para se poder fumar la fora e receber os olhares reprovadores de toda a gente. E depois... amigos que nao fumam, tb da jeito. Uma grande cosntipacao de 15 dias tb eh o bom comeco... com isto tudo, ja so fumo qdo me apetece... e tanto posso fumar um maco num dia como estar 15 dias sem lhe pegar... e passo a maior parte dos dias so com 2 ou 3. Beijinhos!

Actriz Principal disse...

mulheka - first things first: para engravidar, preciso de um pai para o crianço (ou crianços, visto as sérias probabilidades de alguma vez vir a ter gémeos); para ser pai, precisa, antes de mais, de ser homem para mim. E tem de existir... e que nos conheçamos!
To sum up: não será por aí. Contudo, fica a agradável ideia de estar a preparar o organismo para a eventualidade de... um dia... talvez... quem sabe... vir a ter filhotes.

Obrigada!

ágata - bem me pareceu que serias tu. Obrigada pelos conselhos!
Acabei de falar com um amigo (eu realmente conheço muuuuiiiito pessoal!) que dá umas massagens excelentes e faz hipnoterapia, a ver se troco umas ideias com ele este fds. Se vir que estou muito à rasca, faço a chamada de emergência!

Obrigada!

magnólia - bem... grande voto de confiança. Ai!!!! Já estou a acabar a segunda garrafa de água do dia...

Obrigada!

joao - acredita que, se não valesse a pena, não mexia palha! Logo eu, que sou a coisa mais preguiçosa desta vida e só me mexo para o que é efectivamente importante.

Obrigada!

melões melodia - a razão é mesmo essa: porque quero! Porque, em Novembro passado, meti na cabeça que me iria livrar de todos os vícios que tinha e este será, se não o último, talvez o mais difícil, pois é o único a que me sinto agarrada.
Claro está que, começando numa altura em que passei 4 dias a comer porcarias em Madrid, engordei com a merda dos fritos e com as quantidades brutais de álcool, tenho o estômago a pedir ainda mais comida que o normal... e não posso enganá-lo com o cigarro, está visto! E não, não irei aumentar o peso ainda mais! Basta como está!

Se fosse pela alteração da lei, já o teria feito em Janeiro de 2005, quando a mesma entrou em vigor - e a sério, não é como em Espanha - em Itália!

Obrigada! Confirmas café dia 11 na terrinha? Escolhe o sítio e leva as agulhas, eu trato dos novelos...

babe, a certificada - também conheço esse segredo; mas é mais viciante que o tabaco em si. E eu disse que me livraria dos vícios. Neste momento, dou-os e recebo-os por gosto. E aí, não me lembro de mais coisa nenhuma!

Bom, é mais um desafio para uma mulher do Norte...
Obrigada!

aenima - pois eu andava a fumar em crescendo, já ia nos 2 maços nas últimas duas semanas. Até parecia que andava a queimar os últimos cartuchos. E, por acaso, até andava! Maio será um mês tranquilo, foi o que me prometi.

Obrigada!

Mariza (P.Gira) disse...

eu apoio-te neste teu desafio. quem me dera conseguir fazer o mesmo.

tal como tu tb já estipulei uma data para abandonar o vício. já faltou mais, mas não sei se não será pouco.

força que consegues.

VF disse...

Deixar de Fumar...

Ora aí está um desafio para mim também!
Vou deixar de fumar!
Vou deixar de fumar!

Rais parta onde é que eu pús o raio dos cigarros!
Ah estão aqui...
Espera deixa-me acender um!


Bou deissar de vumar!
Bou deissar de vumar!

Isto de valar gom um cigaro na voca é difixil!
Sou um vraco!

Ana disse...

Xiii.. não sou mesmo a pessoa indicada para comentar este post!!

PEIXE disse...

Boa sorte......VAIS PRECISAR!!!

Topo de Gama disse...

eu tinha uma tactica ke resultou por um mes!!!! nao fumava durante o dia, e á noite fumava um "verdadeiro" dakeles com cheirinho!!!

Aterrava logo...

Agora é msm no tabaco... se conseguires, da aí a dica!!

Teresa disse...

Recorre aos adesivos (eu usei Nicotinell), funcionam MESMO. Ao terceito dia de repente descobres que opassou mais de uma hora sem quew te lembrasses de fumar.

Não te metas com as pastilhas elásticas de nicotina - também viciam. E dão-te cabo dos dentes.

O vício também é de mão. Um truque óptimo: andar com um pau de canela nos dedos, como se fosse um cigarro.
A mim chegou a acontecer-me estar distraída a ler e pôr-me a tactear a mesa ao lado à procura do isqueiro...

Não desistas agora,TRÊS DIAS já são uma grande vitória, ainda por cima sem ajuda! Parabéns! Mas é difícil, sei perfeitamente. Usa os adesivos, vais ver como não te custa nem um décimo.

Eu gardei o Dupont de ouro na gaveta, e lá dorme há dois anos. DE vez em quando tenho recaídas, que me envergonham imenso. Já me aconteceu comprar um maço, fumar dois cigarros... e abrir a torneira em cima dele, inutilizando-o, para não ter tentações.

F O R Ç A !!!!

Beijo enorme.

P.S. Desculpa... tens um desafio na Gota. So sorry...

Cusca disse...

Minha linda, a minha admiração pela tua iniciativa é grande; eu ando a pensar nisso há séculos, mas a minha força de vontade é nula, sou mesmo uma fraca ... tb ainda não estipulei data!!! Desejo que tenhas muita coragem, e sim, tenta os adesivos, sempre ajuda!!! Sorte e coragem minha linda ;)))

Actriz Principal disse...

mariza (p. gira) - eu estabeleci um período intermédio em que começava a reduzir e o diabo a 4, cheia de boa vontade. Esquece! Comecei a dar em doida e decidi continuar a fumar até 30 de Abril.

Obrigada!


vitor - és mesmo!

Obrigada! Por me dares (ainda que involuntariamente) a ideia de usar o blog como terapia e por me fazeres rir com o teu comentário.


ana - no problem, comenta à vontade. Só o facto de teres deixado a tua marca é suficiente! Eu sou, realmente, uma pessoa que se contenta com coisitas simples...

Obrigada!


peixe - eu diria que é mais força de vontade... OK, e alguma sorte também.

Obrigada!


topo de gama - cacetes, paivas e afins não fazem as minhas preferências, já sou naturalmente alucinada!
Deixa passar mais uns tempos e depois digo como ando.

Obrigada!


teresa - minha querida Teresa... se te encontrasse agora... acho que faria duas coisas: abraçava-te e agradecia-te pelo apoio fantástico que consegues dar, assim, desinteressadamente... para de seguida contar até 145.786 e não desatar a dizer disparates! É pá, já a CK me passou um desafio esta semana; ainda por cima é a segunda vez e eu baldei-me à primeira. Vou tentar responder, mas não garanto, ok?

Ainda não tentei os adesivos, em vez disso, ontem fui "stockar" a carteira com pastilhas, rebuçados e chupa-chupas. Tudo sem açúcar. Acho que só irei passar à fase dos autocolantes se estiver realmente quase a cair em desgraça. Afinal de contas, também sou teimosa cumó caraças!

Obrigada!


sílvia - estou a esforçar-me, acredita! E uma das partes complicadas é a das refeições. É uma fominha!

Obrigada!

Afgane disse...

Cara Blogger,
Eu sei bem pelo que está a passar ao fim de 16 anos deixei de fumar e dois anos depois voltei. Dizem que ou se é fumador ou não se é. Os primeiros têm maior dificuldade, aos segundos é mais fácil. Pela minha experiênci os primeiros 3 dias são um pavor, mas nenhum vício é superior à nossa vontade, pense nisso e ganhe forças.
Boa sorte

Anónimo disse...

Não sou fumadora e nunca fui portanto não tenho conselhos pessoais mas tenho amigos que deixaram de fumar e dizem k é dificil mas que vale a pena. Segundo uma revista qualquer que li as maças ajudam a aliviar a falta de tabaco, por isso cada vez k tiveres vontade de fumar trinca uma maça LOL. Beijinhos e FORÇA!!!

Mae Frenética disse...

Se ja vais no 3º dia agora nao podes parar!!!

Comer chocolates não ajuda?? (eu nao sei, nunca fumei..)

Actriz Principal disse...

afgane - nem vou perguntar porque é que se volta a fumar ao fim de 2 anos de pausa, pois também eu parei por 8 meses (há 7 anos atrás) e voltei ao mesmo - logo, percebo per-fei-ta-men-te! E quando isso aconteceu, foi como se nunca tivesse parado: venha lá um macito inteiro numa noite... só para matar saudades.

Creio que consegui libertar-me de todos os meus vícios conhecidos. Este é o último. Acho que deixei o pior para o fim, mesmo.

Obrigada!


ines - sim, as maçãs podem ajudar, pelo menos no meu caso.
É realmente complicado, pois eu sempre retirei o maior prazer do fumo, sempre adorei um cigarro... desde o primeiro (ao contrário da maior parte dos fumadores que conheço, que tossiram convulsivamente e fizeram esgares de desprazer na primeira passa da vida deles). Ainda mais complicado se torna sendo eu uma hedonista convicta, que detesta contrariar-se. Contudo, avaliei os benefícios no longo prazo, alarguei as vistas... e creio não estar a contrariar assim tanto a minha filosofia de vida. Até porque não sinto que esteja a sofrer... simplesmente a enganar uma parte que insiste em dizer o quanto é bom... esquece! Eu aguento!

Obrigada!


mãe frenética - e ver-me a rebolar em vez de conduzir o carro, hein? Sabes que, para mim, o maior problema são as refeições e o momento imediatamente a seguir? (Não é conveniente substituir uma coisa pela outra) Sim, porque ainda não fui para os copos. Amanhã vai ser bonito, vai...

E olha, estou no 4º dia, o post é de ontem.

Obrigada e beijos grandes!

calamity jane disse...

Força, força, força!!!
Eu ñ sou bom exemplço. Como fumo entre 2 e 3 cigaros por dia, ñ sinto necessidade de deixar de fumar. Mas ouvi há pouco tempo dizer que o que custa mais são os 3 primeiros dias. Ou seja: a partir de agora, o pior já passou!!! É só manter, certo? Tou contigo! (Se estiveres à rasquinha, mete um cigarro na boca, e dá umas passas, mas com ele apagado. Não estou a brincar. Sentes um gostinho e não te faz mal)
bjs

Martini Man disse...

E... E podes estar em sitios fumarentos? Assim discotecas, por exemplo?

Por acaso fumar foi coisa que nunca me puxou...

Actriz Principal disse...

calamity jane - isso faz-me lembrar que tenho de ir ali buscar o pau de canela, conforme a Teresa e outras pessoas mais me aconselharam... OK, já está. Sim, é uma possibilidade, mas prefiro não pensar nisso. Hum, isto do pau de canela não é mau de todo. Não tem calorias, pois não?

Obrigada!


martini man - a minha vida social não pode ser limitada por isso. Quer dizer, como se não bastasse privar-me do tabaco, iria igualmente negar-me a interagir com pessoal fixe, ouvir música, beber, dar um pezito de dança e apreciar aves raras? O passo seguinte seria fazer um voto de abstinência (dasse!!!! livra, chiça, penico!!!) e ir para freira descalça, não?

Percebi onde querias chegar, vai haver stress, mas isso irá começar ainda antes de sair de casa, a minha companhia para jantar fuma como um turco. Não posso cortar a liberdade dos outros, pois não?

Um obrigada muito Especial!

Teresa disse...

ATENÇÃO!!!!

A nossa menina está no QUINTO DIA sem cigarros!

Toca a dar-lhe força! Neste momento comentários escritos "de cigarro na boca" não são os mais bem-vindos. Quem não consegue, paciência... não venham com derrotismos. Ela está a conseguir, e isso é que importa!

Não desistas, não? Vale mesmo a pena!

Daqui a um mês oferece a ti mesma um presente extravagante, pago com o dinheiro que entretanto poupaste. Tu mereces!

Martini Man disse...

Sabes, moça?...

Tenho orgulho em ti!

Teresa disse...

O Martini Man tirou-me as palavras da boca!!!

Actriz Principal disse...

Teresa - é sim, é o 5º dia!!! E agora vou sair. No worries, I'm strong!

Martini man - I'm on my way...

Ck in UK disse...

so te faz bem....
toma um valium que ajuda!

Actriz Principal disse...

ck in uk - qual valium qual quê! Era só o que me faltava agora, ora pois...

Obrigada e beijos!

AEnima disse...

Oh gaja... eu bem que procuro o raio do teu numero de telefone para te mandar assim qq coisita... nem que seja uma mensagenzita... mas agora e' que me lembro que de facto tu me ligas pelo skype... dai e tal e coisa... (eu devo ter o cerebro na boca... falta-me a voz, fico lenta em tudo!)

Actriz Principal disse...

aenima - segue mail com o meu número...
Beijos!